Do alto do morro do Museu Casa Fritz Alt, em Joinville, quase não dá para ouvir os ruídos urbanos que contornam a casa. Rodeado pelas ruas Aubé e Prefeito Helmuth Fallgatter, o lugar representa um refúgio natural e cultural em meio ao bairro Boa Vista. Ele possui um amplo jardim e abriga obras de arte, móveis e objetos pessoais do escultor alemão que dá nome a unidade.

Continua depois da publicidade

Leia as últimas notícias

Bairro Boa Vista em Joinville tem moradores há mais de 166 anos

Confira outras reportagens sobre os bairros de Joinville

Fritz Alt chegou à cidade em 1922 e construiu o casarão no ano de 1946, junto com o amigo e arquiteto Paul Helmuth Keller. Quase 30 anos após a edificação, o imóvel se transformou em museu. Peça importante na memória cultural da cidade, o Museu precisou ser fechado em 2010, por causa de problemas na cobertura. A casa já passou por reforma no telhado e, atualmente, reestruturação nas instalações elétricas. Ainda não há prazo para desinterdição total.

Continua depois da publicidade

A área total do museu compreende uma porção de 14 mil m², em meio ao bairro, e recebe mensalmente de 250 a 300 pessoas, em média. Engana-se quem acredita que o espaço oferece apenas possibilidades culturais. O público é acompanhado – durante toda a visita – pelo canto dos passarinhos e várias espécies de plantas e árvores. Portanto, a unidade também é procurada por quem está em busca de sossego, seja para fazer um piquenique, ler um livro ou simplesmente sentir a grama aos pés, respirando o verde ao redor. O potencial contemplativo é propiciado pela vista panorâmica da cidade e o convívio com a paisagem natural do morro do Boa Vista.

– Os pais trazem os filhos para andar de bicicleta, as pessoas vem para ler um livro, tirar foto. Tem uma área verde, pássaros e também saguis. As pessoas se divertem bastante aqui – garante Edson Kluk, agente administrativo da Prefeitura.

Caso a intenção seja a conexão com a história, os visitantes podem apreciar algumas obras do artista, mesmo com a interdição. A exposição acontece em uma casa anexa ao museu.

Obras podem ser visitadas em exposição aberta ao público
Obras podem ser visitadas em exposição aberta ao público (Foto: Salmo Duarte / A Notícia)