Um mulher religiosa e muito otimista. É assim que a família da avó materna de Cesar Souza Júnior,o prefeito eleito de Florianópolis, define Doraci Pereira, de 78 anos, que morreu na madrugada deste domingo, 28 de outubro, depois de duas semanas internada.
Continua depois da publicidade
Desde a infância a matriarca da família sofria com as complicações pulmonares. Não foram poucas as vezes que os 10 filhos acompanharam as crises de bronquite asmática dela. Natural de Paulo Lopes, Doraci cresceu na área rural e junto com a família se dedicava às plantações de mandioca e milho.
Mesmo depois de sair do campo, quando se casou com José Pereira na década de 1950 e veio morar na Capital, ela manteve o gosto pela terra. Na sua casa, no bairro Carianos, onde viveu os últimos 25 anos, Doraci cuidava com dedicação das orquídeas, rosas e hortênsias de seu jardim.
Católica, mantinha no quarto uma estátua grande de Nossa Senhora Aparecida e uma bíblia que estava sempre aberta para uma leitura em um momento difícil. Dedicada à família, Doraci também gostava de costurar para os 24 netos e 6 bisnetos e sempre incentivava a família para acompanhá-la às missas.
Continua depois da publicidade
O novo prefeito da Capital era o neto mais velho, do filho mais velho, e por isso, o mais mimado por ela. Sempre que se encontravam, Doraci aconselhava Cesar Souza, que dedicou sua vitória a ela. Ela falava sobre a importância da honestidade, do respeito ao próximo e sobre fazer o bem para as pessoas.
A família ainda não definiu o local onde será realizada a missa de 7° dia em homenagem a ela.