Diversas espécies de aves foram avistadas bem de perto e em meio a árvores por moradores de Blumenau que acompanharam o Birdwatching – observação de pássaros – organizado pela Fundação Municipal do Meio Ambiente (Faema) no Parque Natural Municipal São Francisco de Assis na manhã deste sábado. O evento alusivo aos 164 anos de Blumenau, comemorado na última terça-feira, ocorre também neste domingo das 7 às 9h e é aberto à comunidade.
Continua depois da publicidade
O passeio incluiu trilhas no parque e observação dos pássaros com o apoio do ornitólogo e biólogo Adrian Rupp, que por meio da técnica de reproduzir a vocalização, trouxe as aves para próximo do público.
Mais notícias:
>> Saiba quais são as espécies que ainda são vistas à margem do rio Itajaí-Açu no Centro de Blumenau
Continua depois da publicidade
De acordo com o presidente da Faema, Jean Carlos Naumann, cerca de 20 pessoas participaram da observação. Ele ressalta que o passeio deve ser feito em grupos pequenos para não inibir as aves do habitat natural:
– Dependendo da repercussão do público, podemos organizar o evento mais vezes no parque. Foi muito bom porque conseguimos ver diversas espécies bem de perto.
Para atrair as aves, o ornitólogo e biólogo Adrian Rupp usa a técnica chamada playback. Com um aplicativo no celular que possui um acervo de sons ele consegue atrair as aves para as pessoas poderem ver e fotografá-las:
– Há muitos bichos neste parque porque aqui é o que sobrou de floresta que havia às margens do rio Itajaí-Açu e ainda uma parte da área faz conexão com a mata do Parque Nacional da Serra do Itajaí.
Continua depois da publicidade
Foram avistadas aves como Araçari-banana, Papa-formiga-de-grota, Limpa-folha-ocrásseo, Arapaçu-de-garganta-branca, Pica-pau-anão-de-coleira, Cuspidor-de-máscara-preta e Beija-flor-rajado.