A partir do dia 29 de fevereiro, os motoristas precisam ficar atentos ao trafegarem pela avenida Getúlio Vargas, em Joinville. Novas pinturas indicarão um corredor exclusivo para o ônibus. A primeira pista do lado direito será o espaço destinado aos coletivos, sobrando duas pistas para os carros.
Continua depois da publicidade
O espaço entre o corredor e a calçada continuará servindo de estacionamento e espaço para os abrigos de ônibus. Porém, os motoristas deverão ficar mais atentos ao estacionarem ao lado da faixa de ônibus.
Leia as últimas notícias sobre Joinville e região
Apenas na primeira quadra da via, próximo ao cruzamento com a Ministro Calógeras, o estacionamento de veículos deixará de existir. Também haverá uma correção na esquina para que a Getúlio Vargas e a Juscelino Kubitschek fiquem mais alinhadas. O corredor começará no cruzamento com a Ministro e seguirá até o final na avenida.
Segundo o presidente do Instituto de Planejamento de Joinville, Vladimir Constante, a medida foi tomada em função da dificuldade que os coletivos enfrentam para trafegar nos horários de pico. Já havia a intenção de implantar o corredor em um projeto que prevê investimentos de infraestrutura em várias ruas da cidade. Porém, como a pintura da Getúlio Vargas precisava ser retocada, a sinalização do corredor foi antecipada.
Continua depois da publicidade
A obra que prevê a implantação de benfeitorias que incluem ciclofaixa, novas calças, abrigos de ônibus, revisão da drenagem e recapeamento, depende de licitação que deve ser publicada até o segundo semestre.
Os editais de licitação para as mesmas obras na rua São Paulo, Beira Rio, Hermann Augusto Lepper e Ministro Calógeras estão previstos para saírem ainda neste semestre. Junto com a Getúlio Vargas, entram no pacote a avenida Procópio Gomes, as ruas Urussanga e Plácido Olímpio de Oliveira e as pontes da rua Anêmonas, no Guanabara; e da rua Nacar, no Bucarein. O investimento do pacote viário é de R$ 105 milhões.
Corredor de ônibus na rua Nove de Março não tem data
Em 22 de setembro, quando a obra de implantação do corredor exclusivo para ônibus na rua Nove de Março foi autorizada pelo governo do Estado, havia a expectativa de inauguração no dia do aniversário de Joinville – ou seja, Nove de Março. Os trabalhos começaram, mas logo pararam por causa da remoção de caixas de energia e das chuvas.
A obra recomeçaria em janeiro, quando o movimento de veículos e pedestres no Centro de Joinville é menor. Fevereiro chegou na segunda semana e nada, ainda. O Deinfra alega mudanças na projeto para justificar o atraso. Não há data para reinício dos trabalhos.
Continua depois da publicidade