Com a assinatura, na tarde desta terça-feira, da ordem de serviço para início das obras do corredor de ônibus da Rua Nove de Março, a expectativa é de que até o final do ano todo o novo sistema esteja implantado e funcionando no Centro de Joinville.

Continua depois da publicidade

Leia as últimas notícias sobre Joinville e região

Um dos primeiros testes foi feito nesta terça quando, por conta do Dia Mundial sem Carro, o trânsito foi interrompido na região e a via foi utilizada pela primeira vez com exclusividade pelos ônibus.

De acordo com o projeto, a rua Nove de Março vai funcionar apenas como corredor de ônibus, no trecho entre o Terminal Central e a avenida Juscelino Kubitschek e rua Dr. João Colin.

O novo sistema vai permitir a eliminação da passagem de ônibus pelas ruas Princesa Isabel, do Príncipe, Jacob Richlin, Jerônimo Coelho e Travessa Bachmann, reduzindo o tempo das viagens, e a obra será executada nos próximos três meses pelo Governo do Estado com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento e Social (BNDES).

Continua depois da publicidade

O projeto do corredor, que é da Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville (Ippuj), está nos planos da Prefeitura desde 2013, mas a resistência da CDL aliada à outras intervenções no Centro, como a fiação subterrânea, adiaram a instalação da via exclusiva para os ônibus entre o terminal central e a Henrique Meyer.

Depois, a ideia era de que as obras começassem em janeiro de 2015, mas foi novamente adiada por conta de uma falta de entimento nos bastidores, pois nem município nem Estado tinham o dinheiro para injetar na obra, que teria custo inicial de R$ 1,3 milhão. Agora, com o projeto finalmente saindo do papel, a intenção é que todo o tráfego de ônibus fique concentrado na Nove de Março.

– Hoje o ônibus que sai do terminal e passa pela rua Princesa Isabel leva em torno de 15 minutos para alcançar a rua João Colin. Com o corredor exclusivo, esse tempo será de apenas um minuto – explicou o presidente do Ippuj, Vladimir Constante.

Entenda como deve ficar o sistema de trânsito na região

De acordo com o projeto do Ippuj, do terminal central até a rua João Colin vão circular apenas ônibus e táxis em dois sentidos de direção. Serão feitas novas calçadas em concreto e paver, acessibilidade, camada asfáltica pavimentação e sinalização. Durante as intervenções o transito irá funcionar em vias laterais, uma delas será na Rua São Francisco e na Eugênio Lepper.

Continua depois da publicidade

Na solenidade de entrega da ordem de serviço, que acontece na Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Joinville, devem estar presentes o secretário de Infraestrutura, João Carlos Ecker, a secretária de Desenvolvimento Regional, Simone Schramm e o prefeito Udo Döhler (PMDB), que assinam o documento.