A Justiça determinou que Leonardo dos Passos Pereira, 21 anos, autor confesso do assassinato de Diogo Cuiabano de Medeiros, 26 anos, dentro da casa noturna Fields, em Florianópolis, seja julgado em júri popular pelo crime.
Continua depois da publicidade
A sentença de pronúncia é do juiz da Vara do Tribunal do Júri, Paulo Marcos de Farias, e foi proferida na última terça-feira.
O réu deverá ser julgado por homicídio duplamente qualificado e pode pegar até 30 anos de prisão, mas ainda cabe recurso no Tribunal de Justiça de SC.
A expectativa do Ministério Público é de que se não houver recurso o julgamento possa acontecer no final de setembro ou início de outubro.
Continua depois da publicidade
O crime foi às 4h30min da madrugada do dia 28 de março deste ano na saída do banheiro da Fields, no Centro. Leonardo matou a vítima com um golpe no pescoço utilizando um copo de vidro em razão de um esbarrão entre os dois.
O juiz seguiu na íntegra a denúncia criminal oferecida pelo promotor Wilson Paulo Mendonça Neto de homicídio duplamente qualificado por motivo fútil e diante de recurso que tornou impossível a defesa da vítima.
“Diogo foi atingido em região vital e não pode esboçar reação à inesperada investida”, diz a denúncia.
Continua depois da publicidade
Para o magistrado, ficaram demonstrados indícios suficientes de materialidade e autoria, devendo o crime ser apreciado pelo conselho de sentença no Tribunal do Júri. Ele destacou o “grande abalo à ordem pública, diante da gravidade do delito praticado de forma fria e desarrazoada”.
Foram ouvidas em juízo sete testemunhas da promotoria e cinco da defesa. O réu, que continua preso, não poderá recorrer em liberdade.
Esbarrão proposital
Uma testemunha disse que o acusado esbarrou propositadamente contra a vítima no banheiro, sendo que esta chegou a se desculpar para evitar confusão, mas ainda assim Leonardo desferiu um tapa na garrafa que estava na mão de Diogo. Consta ainda que o acusado foi atrás da vítima e efetuou o golpe com um copo enquanto Diogo estava de costas.
Continua depois da publicidade
O autor do crime foi contido por seguranças quando tentava fugir do local e preso em flagrante.

Autor do crime, Leonardo dos Passos Pereira, continua preso.
Leonardo alegou legítima defesa, que não tinha intenção de matar e que não conhecia a vítima. Admitiu que estava levemente embriagado, que esbarrou despropositadamente, tendo a vítima esboçado reação negativa e como ela (vítima) portava algum objeto acabou a acertando por reflexo com um copo que quebrou em sua mão.
Na noite do crime, Leonardo aparece em um vídeo gravado por ele em na casa noturna em que afirma que ia dar uma porrada no segurança.
Universitário do Rio de Janeiro
A vítima era natural do Rio de Janeiro. Em 2013, foi aprovada para o vestibular de Engenharia Eletrônica na UFSC e morava em Florianópolis. O corpo do jovem foi enterrado no Rio de Janeiro (RJ).
Continua depois da publicidade
O dono da boate afirmou que a vítima já havia frequentado a casa por diversas vezes e nunca havia se envolvido em confusão e que acusado era a primeira vez que comparecia.
O DC ainda não conseguiu contatar a defesa do réu.