O projeto que reajusta o IPTU de Florianópolis será votado nesta quinta-feira na Cãmara de Vereadores. A sessão está marcada para começar às 16h e na ocasião também está prevista a análise da proposta que cria o Cidade Limpa.

Continua depois da publicidade

Mas o que será votado na verdade é a Planta Genérica de Valores, tabela que determina o preço do metro quadrado de cada endereço da cidade e serve de base para calcular o IPTU. Quando a proposta foi lançada, o prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Junior (PSD), garantiu que não haverá aumentos abusivos.

Acrescentou que somente aqueles terrenos usados para especulação imobiliária terão reajustes grandes. No restante dos casos, declarou que vai acompanhar a valorização dos bairros.

Mas o projeto enfrenta resistência de setores como a construção civil, lojistas e imobiliárias. A pressão resultou em duas mudanças na proposta encaminhada pelo Executivo.

O desconto para pagamento em parcela única será mantido em 20%, um percentual maior que os 15% sugeridos no projeto atual. Também foi derrubada a obrigação de incluir a inscrição imobiliário do imóvel nos anúncios.

Continua depois da publicidade

Veja como ficam os imóveis pela Planta Genérica de Valores: