O Tribunal de Contas de Santa Catarina fará uma nova auditoria no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, a pedido da deputada estadual Angela Albino (PCdoB-SC). O órgão vai apurar a existência de desvio de verba pública e o atraso nas obras do hospital.
Continua depois da publicidade
A auditoria acontece em um momento de crise na instituição pública, que teve de enfrentar, em abril, a mudança na gestão do hospital e os casos de infecção por Acinetobacter em pacientes, inclusive com a morte de uma criança.
A Secretaria de Estado da Saúde informou que está seguindo todos os trâmites, conforme os contratos e seus aditivos. De acordo com o órgão, a liberação das áreas do hospital para reforma é feita de modo a interferir o mínimo no funcionamento dos serviços da unidade de saúde, o que torna a reforma mais lenta em alguns momentos. Já com relação a investigação da administração de recursos públicos, disse que vai aguardar a produção do relatório pela auditoria.
Segundo o diretor-geral de Controle Externo, Carlos Tramontin, a investigação será tratada com prioridade e passará por todas as fases: etapa do planejamento, da realização da auditoria in loco, da elaboração do relatório pela área técnica, do parecer do Ministério Público junto ao TCE/SC, da proposta de voto do relator e da deliberação do Tribunal Pleno.
Continua depois da publicidade