A Audiência Pública na noite desta terça-feira, que discutiu a criação de um novo bairro na zona Sul de Joinville, terminou sem consenso por parte dos moradores no bairro Paranaguamirim. Moradores do Jardim Edilene, Estevão de Matos, Ana Júlia, Canaã 1, Canaã 2, Village, Itaipu e outras pequenas comunidades discutiram a criação do 44º bairro da cidade.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias de Joinville e região no AN.com.br

Proposta pelo vereador Cláudio Aragão (PMDB), a lei prevê a criação do bairro Kurt Meinert, em alusão à principal avenida que dá acesso e corta praticamente toda a região. Também foram sugeridos outros nomes para serem votados na audiência, como o do senador Luiz Henrique da Silveira, morto no dia 10 de maio, em Joinville.

A audiência, que ocorreu na escola municipal Joaquim Félix Moreira, reuniu pouco mais de 100 moradores, e contou ainda com a presença dos vereadores Cláudio Aragão, autor da proposta, e Maurício Peixer (PSDB) e Lioilson Corrêa (PT).

Os moradores da região foram informados de que a criação de um novo bairro não representará a instalação de estruturas políticas, como uma secretaria regional, por exemplo. Também não há regras de que bairros novos ganhem mais escolas ou postos de saúde. Nem a Prefeitura garante que o novo bairro terá melhor infraestrutura.

Continua depois da publicidade

– Entendemos a postura e agradecemos o fato do legislativo voltar seus olhos para nós. Mas acho que numa região com tantos problemas, tanto de segurança quanto saúde e infraestrutura, dividir não é a melhor solução, principalmente quando precisamos nos fortalecer – disse o morador Cladimir Cândido.

De acordo com o vereador Aragão, o propósito da criação do bairro é dar uma identidade à comunidade e aumentar a força política e a representatividade, com a participação ativa em conselhos comunitários. Hoje, a região conta com apenas dois centros de educação infantil (CEI), duas escolas e um posto de saúde.

A audiência durou cerca de duas horas e meia, e terminou sem consenso por parte dos moradores. A grande parte dos que se manifestaram se apresentam contrários ao projeto.