O atletismo joinvilense saiu ganhando mais uma vez nesta terça-feira com a renovação de contrato pelo 5º ano consecutivo com a velocista Tamiris de Liz. Em evento realizado na Arena Joinville, além de renovar o contrato com Tamiris, a Rôgga Empreendimentos assinou o patrocínio individual com as atletas Ana Lays Beyer e Samara Furtado.
Continua depois da publicidade
Destaques nessa modalidade esportiva, as jovens atletas levam no currículo as participações e conquistas em competições no Brasil e no exterior, como o Campeonato Sul-Americano de Atletismo Juvenil, em Cali, na Colômbia, realizado no ano passado. Segundo Fernando Krelling, presidente da Fundação de Esportes, Lazer e Eventos de Joinville (Felej), a parceria vem com o foco de fortalecer a cana do atletismo em Joinville.
– A Rôgga se antecipou por descobrir Tamiris de Liz, muito jovem, antes de ser a Filha do Vento e isso foi importante no processo que a levou ser a grande atleta que é hoje. É isso que prevemos para Ana Lays e Samara Furtado. Unimos o potencial de cada uma, com incentivos como o Bolsa Atleta e a iniciativa do patrocinador para uma parceria de sucesso -, afirma Krelling.
Atualmente com 19 anos, Tamiris já é promessa brasileira para as Olimpíadas de 2016. No atletismo desde os dez anos, em 2012 ela conquistou duas medalhas de bronze no Mundial Juvenil, em Barcelona, na Espanha; e integrou a Seleção Brasileira de Atletismo durante as Olimpíadas de Londres, no mesmo ano. Recuperada de lesões que sofreu, o foco agora é retornar à rotina de treinos e competições, como conta.
– Estou muito esperançosa de ter a oportunidade de participar das Olimpíadas de 2016, pois sei que posso fazer a diferença nas competições. Porém, todos sabem que meu foco é 2020. Pretendo treinar e voltar à rotina das competições estaduais e nacionais, e também correr uma prova individual para me adaptar e saber como é, para conquistar a medalha nas Olimpíadas – revela.
Continua depois da publicidade
Na opinião de Samara Furtado e Ana Lays, ambas de apenas 17 anos, o apoio ao esporte tanto do governo quanto por parte de patrocinadores é essencial para a difusão do atletismo brasileiro em nível nacional e internacional.
– Desde quando soubemos da competição internacional, começamos a treinar. Estamos entre as melhores do Brasil, mas sabemos que nossos adversários são ainda mais fortes. Por isso, estamos treinando intensamente e mirando a competição do Pan Americano – conta Samara, que compete nas modalidades de Lançamento do Disco e Lançamento do Martelo.
Na América do Sul, as chilenas e argentinas são muito fortes, e vamos treinar para ser ainda melhores e representar Joinville e o Brasil lá fora. Com apoios como os que temos, o atletismo é muito mais reconhecido, já que é a base de qualquer esporte – completa a recordista de lançamento de martelo na categoria menores, Ana Lays Bayer.
O projeto que atende cerca de 100 atletas de escolas municipais, estaduais e de universidades que fazem parte da equipe da Felej, recebe o apoio e patrocínio da Rôgga Empreendimentos, que também busca promover o esporte na cidade.
Continua depois da publicidade
– Acreditamos no esporte amador, e no potencial desses jovens. É um prazer para nós incentivar o desenvolvimento dos atletas e nosso objetivo é trabalhar este projeto a longo prazo – afirma Vilson Buss, diretor-presidente da Rôgga Empreendimentos.
Leia mais:
Esperança nas Olimpíadas 2016, Tamiris de Liz se muda para os Estados Unidos