Todo atleta tem o sonho de representar a sua modalidade pelo País. Para o carateca André Lenartowicz, de 19 anos, a hora chegou: ele vestirá o quimono da Seleção Brasileira sub-21 no Campeonato Sul-americano de Caratê, em junho, no Chile. André conquistou a vaga em uma seletiva que ocorreu no último mês, em Blumenau, e é o primeiro atleta de Jaraguá do Sul a representar o País nesta modalidade.
Continua depois da publicidade
Há mais de dez anos, André relata que foi influenciado a praticar caratê pelo pai. No começo, o jovem atleta não gostou muito da modalidade. Com o tempo, aprendeu a amar o esporte e não se imagina sem a atividade.
>>> Conheça a história do atleta Gabriel Tavares de 16 anos
– Eu gosto do caratê porque nunca é igual. Primeiro, você vai crescendo e subindo de faixa. Depois, você vai se aperfeiçoando e buscando novas técnicas. Sempre tem algo para evoluir.
Continua depois da publicidade
André, que é natural de Porto União, mas mudou-se com a família para Guaramirim, começou a participar de competições há cinco anos e faz dois anos que representa Jaraguá do Sul nos Jogos Abertos, Olesc e Joguinhos com incentivo da Fundação Municipal de Esporte e Turismo (FME).
Muito treino
Para chegar à Seleção, manteve uma rotina de treinos diários com duração de duas a três horas.
– Em Blumenau, foram quatro lutas, e a medalha de primeiro lugar era o passaporte para Seleção. Estou ansioso para a competição e estou treinando muito para dar o meu melhor – destaca.
>>> Leia mais notícias da região de Jaraguá do Sul
O técnico dele, Abílio Júlio da Costa, revela que o atleta tem se destacado e aperfeiçoado os chutes, pois é o golpe que mais pontua – dois pontos no corpo e três pontos no rosto. Para Costa, André será uma referência aos demais lutadores da modalidade.
Continua depois da publicidade
Sobre o futuro, o rapaz diz querer chegar ao ponto máximo que um atleta pode alcançar: as Olimpíadas. Em um futuro mais distante, quando se aposentar, imagina-se dando aulas em projetos sociais.

Desafio é ter patrocínio
Agora, o novo desafio de André são patrocínios para custear as despesas para viagem ao Chile. A competição será de 2 a 7 de junho, e os 90 atletas que compõem a Seleção Brasileira irão se reunir alguns dias antes para treinar.
– Calculo que vou gastar cerca de R$ 5 mil com hospedagem, alimentação e passagens – conta.
Continua depois da publicidade
Quem quiser ajudar pode entrar em contato com o técnico Abílio Júlio da Costa pelo telefone (47) 9151-0182 ou pelo e-mail abiliodojo@hotmail.com.
Equipes de Jaraguá
A Fundação Municipal de Esporte e Turismo (FME) investe no caratê há 12 anos. O técnico Abílio Júlio da Costa comanda o projeto, que tem duas equipes, base e rendimento. Segundo o treinador, as aulas das duas unidades de base ocorrem nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) dos bairros João Pessoa e Ilha da Figueira.
>>> Projeto A Bola da vez ensina basquete para mais de 1.000 crianças
– São 110 crianças que participam do projeto. O objetivo é levar o esporte e uma forma de lazer para as comunidades, porque lá não tem muitas atividades para as crianças. Hoje, temos uma lista de espera por causa da grande demanda – explica Costa.
Continua depois da publicidade
Dentro deste projeto, são selecionados os atletas que se destacam para participar da equipe de rendimento e representar o município. Atualmente, a equipe está com 15 atletas, que treinam diariamente na Arena Jaraguá.