Se depender do projeto de inclusão social A Bola da Vez, as quadras de basquete do Ginásio Arthur Müller ficarão lotadas pelo resto da vida. O projeto ensina basquete em 15 escolas jaraguaenses há exatamente 15 anos. Atualmente, 1.100 crianças aprendem os fundamentos da modalidade e enxergam um novo horizonte no esporte.
Continua depois da publicidade
O coordenador Airton Luiz Schiochet explica que a iniciativa surgiu ao perceber que apenas duas escolas da cidade tinham cestas de basquete e que a modalidade não estava chegando até as classes sociais mais baixas. Outra motivação é que, na época, Jaraguá do Sul tinha uma equipe masculina forte para disputar Jasc e Joguinhos e outras competições, mas faltava a base da modalidade. Por isso, professores e amantes de basquete iniciaram o projeto em quatro escolas com apoio da WEG e da FME.
– Nossa intenção é popularizar o basquete e fazer com que todas as crianças pratiquem algum esporte, evitando o sedentarismo e a obesidade, por exemplo. Também conseguimos revelar talentos que vão para as equipes de rendimento que representam o município – destaca.
Com apoio da Lei Incentivo ao Esporte e Cultura desde 2011, o projeto conseguiu proporcionar maior qualidade para os treinamentos que duram cerca de uma hora, no período da tarde. A Escola Municipal Vitor Meirelles entrou no projeto neste ano e conta com a participação de 150 alunos, que são divididos em grupos ao longo da semana.
Continua depois da publicidade
– Eu fiz parte do projeto quando aluno. E, agora, dou mais uma opção de atividades para os alunos com o basquete. Sempre digo que quanto mais o aluno ficar na escola, melhor, pois muitos passam por uma vulnerabilidade social – explica o diretor Antonio de Souza Júnior.