O atirador que matou 20 crianças e seis adultos em uma escola primária de Connecticut, nordeste dos Estados Unidos, forçou a entrada no centro educacional, informou a polícia neste sábado.

Continua depois da publicidade

O porta-voz da polícia estadual, tenente Paul Vance, disse que o atirador, identificado pela imprensa como Adam Lanza, 20 anos, não teve a entrada permitida na escola primária Sandy Hook de Newtown, Connecticut.

– Estabelecemos o ponto de entrada. Posso afirmar que acreditamos que não teve a entrada permitida na escola, que forçou a entrada na escola – disse Vance.

Os investigadores encontraram evidências tanto na escola como em outro local onde o suspeito – que aparentemente cometeu suicídio depois do ataque – assassinou a mãe.

Continua depois da publicidade

– Nossos investigadores na cena do crime, a escola, e na cena do crime secundário conseguiram muito, mas muito boas provas que poderão utilizar para determinar o panorama completo de como, e mais importante, porque, isto aconteceu – disse Vance.

Uma mulher que sobreviveu ao tiroteio na escola está bem e será chave para a investigação.

– Ela está bem. Está sendo atendida e seu depoimento será decisivo na investigação – afirmou Vance.

Na sexta-feira, uma pessoa matou a tiros 18 crianças dentro da escola, e outras duas morreram mais tarde em consequência dos ferimentos. Seis adultos, incluindo a diretora da escola, também morreram no massacre.

Continua depois da publicidade

Pessoas se reúnem para uma vigília na St. Rose of Lima Roman Catholic Church

Foto: Emmanuel DUNAND/AFP

Leia mais:

Tiroteio em escola dos EUA deixa pelo menos 27 mortos

RELEMBRE: os tiroteios mais fatais nos EUA nos últimos 20 anos

GALERIA DE FOTOS: veja imagens da tragédia em Connecticut

Obama chora em pronunciamento: “Nossos corações estão quebrados”

Massacres mortais são uma ocorrência frequente em espaços públicos nos Estados Unidos, e só costumam terminar quando o atirador é morto ou se suicida.

No acontecimento recente de maior notoriedade, em julho deste ano, James Holmes, um jovem de 24 anos, teria matado 12 pessoas e ferido outras 58 quando abriu fogo contra a sessão da meia-noite do último filme de Batman em um cinema de Aurora, Colorado.

Apesar destas tragédias, o apoio a leis mais duras para o porte de armas é controverso, com muitos americanos contrários a restrições àquilo que consideram um direito constitucional de manter armas de fogo potentes em casa.

Continua depois da publicidade

Veja o local do massacre em Newtown, Connecticut: