Na tarde desta sexta-feira, Barack Obama fez um pronunciamento oficial sobre o tiroteio que vitimou 27 pessoas em uma escola primária em Newtown, no estado de Connecticut. Emocionado, o presidente americano teve de parar seu discurso por várias vezes para limpar as lágrimas de seus olhos.
Continua depois da publicidade
– Nossos corações estão despedaçados pelos pais, avós, irmãos e irmãs destas crianças e pelas famílias dos adultos que se foram.
Obama demonstrou preocupação com a frequência de ataques com armas de fogo no território americano. O presidente apontou que providências serão tomadas:
– Nós vamos ter que nos unir e tomar medidas significativas para impedir mais incidentes como este, independentemente da política.
Continua depois da publicidade
Como forma de homenagear as vítimas, Obama ordenou que as bandeiras do país fossem colocadas a meio-mastro em prédios públicos e militares. A ordem será efetiva até o final do dia 18 de dezembro, determinou Obama após classificar o ataque de “ato de violência sem sentido”, em sua primeira reação ao massacre de 27 pessoas, incluindo 20 crianças com idades entre 5 e 10 anos.
Veja o local do massacre em Newtown, Connecticut:
Leia mais:
Os tiroteios mais fatais nos EUA nos últimos 20 anos
Obama acompanha situação após tiroteio em escola dos EUA
Galeria de fotos: Veja imagens da tragédia em Connecticut
Pais de atirador teriam sido encontrados mortos, diz imprensa americana