O secretário estadual de Saúde, Dalmo de Oliveira, confirmou na manhã deste domingo que desde sábado os servidores grevistas estão retornando ao trabalho e estabilizando o atendimento nos hospitais da rede estadual. Até agora o secretário diz não ter notícias de algum problema.
Continua depois da publicidade
Os diretores dos hospitais foram orientados a receber os servidores de forma adequada, sem desentendimentos para que o serviço seja restabelecido nas unidades o mais rápido possível. Apenas as cirurgias eletivas e as consultas nos ambulatórios devem ficar para o começo de janeiro, já que será difícil reorganizar a agenda e localizar os próprios pacientes neste período de festas.
À tarde, Dalmo deve confirmar com os diretores como está este retorno ao trabalho e fazer um balanço de como ficará o atendimento na saúde nos próximos dias.
Os servidores da saúde estão retornando ao trabalho desde às 7 horas de sábado após terem enfrentado praticamente dois meses de paralisação. Após inúmeros protestos e tentativas de negociação, os trabalhadores conseguiram o reajuste de mais de 50% no salário, mesmo que parcelado em três vezes. O primeiro aumento, de 30%, será pago em abril de 2013, o segundo de 35% em outubro do próximo ano e um terceiro, de 35%, em abril de 2014.
Continua depois da publicidade