A madrugada deste domingo foi marcada por ataques a residências de policiais militares e uma tentativa de incêndio a um posto de combustível, na Grande Florianópolis, colocando a polícia em alerta. Nesta manhã, um ônibus foi incendiado por 10 homens em represália à morte de um suspeito de ter cometido os atentados na sexta-feira, quando dois veículos do transporte coletivo foram incendiados.

Continua depois da publicidade

Leia mais:

::: Ônibus é incendiado neste domingo na Grande Florianópolis

::: Polícia identifica suspeito de atear fogo em ônibus em Palhoça

Continua depois da publicidade

De acordo com a Polícia Militar, o primeiro ataque aconteceu à 1h, em Palhoça. Dois homens em uma motocicleta atiraram um coquetel molotov na bomba de combustível do Posto Cambirela. O fogo foi apagado por um vigilante.

Às 2h40min, a casa de um policial militar no bairro Serraria, em São José, foi atingida por três disparos. Dois tiros atingiram a janela de um quarto e um quebrou outra janela. Os disparos teriam sido efetuados por dois homens de moto que conseguiram fugir.

Cinco minutos depois, a guarita do depósito da Polícia Civil foi atingida por três disparos no bairro Areias, também em São José. Segundo uma testemunha, os tiros foram dados por dois homens em uma moto.

Continua depois da publicidade

O último ataque a casas de policiais desta madrugada foi às 3h15minm, no bairro Serraria, também em São José. Dois homens atiraram quatro vezes contra a casa de um PM. O carro do agente foi atingido por três tiros. Ele estava em horário de serviço na hora do atentado.

Depois do ocorrido, houve perseguição e troca de tiros. Segundo a PM, o incêndio a ônibus no mesmo bairro por volta das 7h30min teria acontecido em retaliação pela morte de Cesar Machado, 33 anos que morreu após confronto com policiais do 7º Batalhão. O tiroteio aconteceu às 3h40min de domingo, também no bairro Serraria.

Machado estava com outro suspeito em uma moto com placas de Blumenau quando foi localizado pelos policiais. De acordo com a PM, eles dispararam contra os agentes que revidaram e atingiram os suspeitos. Tiago Maciel, 19 anos, que estava na moto também foi atingido e encaminhado ao hospital pelo Samu.

Continua depois da publicidade

A policia informa ter encontrado com os suspeitos um revólver calibre 38 com cinco munições deflagradas. Machado tinha passagens por porte de drogas e porte ilegal de arma. Ele estava em liberdade condicional pela Penitenciaria Agrícola da Palhoça. Maciel tem passagens por tráfico de drogas.

Polícia está em alerta

Após os ataques dos últimos dias, a PM redobrou a atenção para as ocorrências e intensificou as barreiras. O policiamento nas garagens do transporte coletivo também foi reforçado e os ônibus da noite terão acompanhamento da polícia. A PM também orienta que os postos não vendam combustível em garrafas ou outros tipos de vasilhames.

Nesta tarde, às 15h, haverá uma reunião entre membros do governo e a polícia na Sala de Situação da PM. Às 16h, o grupo se reúne com as empresas de transporte coletivo para repassar as orientações.

Continua depois da publicidade

Veja o vídeo do momento do ataque deste domingo:

Cronologia dos crimes:

Sexta-feira (26):

-23h – Um ônibus da empresa Jotur foi incendiado na rua Germano Sprícigo, no bairro Caminho Novo, em Palhoça. Cerca de 20 passageiros estavam no veículo. Os criminosos mandaram que todos descessem e com um galão de gasolina colocaram fogo no ônibus. De acordo com a polícia, os criminosos disseram ao passageiros que o ataque foi feito pelo Primeiro Grupo Catarinense (PGC).

– 23h – Dois homens assaltaram um coletivo na avenida Santa Catarina, bairro Bela Vista, em São José. Os assaltantes levaram todo o dinheiro do caixa. Em seguida, tentaram atear fogo no veículo da empresa Biguaçu, linha Bela Vista, mas a própria população apagou o incêndio.

Domingo (28):

– 1h – Dois homens em uma motocicleta atiraram um coquetel molotov na bomba de combustível do Posto Cambirela, em Palhoça. O fogo foi apagado por um vigilante.

Continua depois da publicidade

– 2h40min – A casa de um policial militar, no bairro Serraria, em São José, foi atingida por três disparos. Dois tiros atingiram a janela de um quarto e um quebrou outra janela. Os disparos teriam sido efetuados por dois homens de moto que conseguiram fugir.

– 2h45min – A guarita do depósito da Polícia Civil foi atingida por três disparos no bairro Areias, em São José. Segundo uma testemunha, os tiros foram dados por dois homens, que fugiram de moto.

– 3h15min – Dois homens atiraram quatro vezes contra a casa de um PM no bairro Serraria, em São José. O carro do agente foi atingido por três tiros. Ele estava em horário de serviço na hora do atentado.

Continua depois da publicidade

– 7h15min- Um ônibus pegou fogo na avenida das Margaridas, bairro Serraria, em São José. Não houve feridos. De acordo com a Polícia Militar, 10 homens seriam responsáveis pelo ataque.