Entre os seis projetos de lei que tramitam na Câmara de Vereadores de Blumenau para instituir novas semanas há temas recentes, como a Humanização do Parto, Atenção e Luta contra o Lúpus e da Fibrose Cística, mas também há assuntos que se repetem ou se assemelham a semanas já existentes.

Continua depois da publicidade

Dois exemplos são a de Informação, Prevenção e Combate à Depressão e a de Incentivo à Doação de Sangue, aprovada na sessão desta terça-feira. O vereador Adriano Pereira (PT), que sugeriu a semana do doador de sangue, afirmou desconhecer a anterior que aborda a mesma questão.

– O que ocorre é que acaba não olhando as semanas anteriores e a sugestão acaba sendo semelhante – reconhece o presidente da Câmara, Mário Hildebrandt.

Leia mais

:: Apesar do ano ter 52 semanas, em Blumenau há 71 dedicadas a algum assunto

Continua depois da publicidade

Segundo a analista de captação de doação do Hemosc Blumenau Thayse Molinari, duas semanas no ano são especialmente dedicadas ao doador de sangue no hemocentro: a que celebra do Dia Mundial do Doador de Sangue, em 14 de junho, e o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, dia 25 de novembro.

– Todos os centros fazem estas campanhas de incentivo nestas datas. Além de valorizar o doador, com um ambiente acolhedor e de agradecimento, procura incentivar a adesão – ressalta Thayse.

A lei que institui a Semana de Doação de Sangue em Blumenau sugere também que em maio uma semana especial seja feita, mas ela não ocorre, sinal de que nem todas as programações das semanas são seguidas à risca.

Nem o Hemosc, nem a Secretaria de Saúde de Blumenau, segundo a diretora de Ações em Saúde, Andrea Silva, possuem programação especial no quinto mês do ano.

Continua depois da publicidade

> Confira todas as semanas temáticas (clique aqui para ver em PDF)