Semana Municipal da Imigração Alemã. Semana Municipal de Combate ao Alcoolismo. Semana de Conscientização sobre Vistorias e Reformas em Edificações. Faltam semanas no ano para o número de ações e discussões propostas pela Câmara de Vereadores de Blumenau. Praticamente todas elas têm um nome e algumas até mais de um, exceto o mês de dezembro, que curiosamente não tem nenhuma instituída. Mas a conta vai aumentar se outros seis projetos de lei que estão em trâmite no plenário forem sancionados.

Continua depois da publicidade

Leia mais

:: Assuntos se repetem e só há programação para algumas semanas em Blumenau

O vereador Jens Mantau (PSDB) é o recordista de nomeações. Das 71 semanas já instituídas, 20 são da autoria do parlamentar ou seja, cinco meses do ano foram nomeados por ele. Mantau explica que todos os projetos surgiram após a necessidade de entidades que defendem o tema ou da percepção da importância do assunto por parte dele:

– Não cabe à Câmara organizar as ações da semana temática, mas abrir caminho para que isto ocorra. Apenas um dia é pouco para alertar sobre o tema, por isso a importância de estender a discussão para a comunidade. Informação é a melhor forma de estimular a qualidade de vida.

Continua depois da publicidade

Algumas semanas são bem populares, têm programação intensa e envolvimento da comundiade. Entre elas estão a de Defesa do Consumidor, em março, a do Meio Ambiente, em junho, e da Defesa Civil, em julho. Já outras são menos conhecidas do público, como a curiosa Semana de Conscientização sobre a Importância de Lavar as Mãos, em maio, que aborda a prevenção de doenças respiratórias, e a Semana da Mulher nos Órgão Públicos, em março.

O presidente da Câmara de Vereadores de Blumenau, Mário Hildebrandt (PSD), ressalta que como o processo de instituir semanas é algo mais simples do que outros projetos de lei, muitos parlamentares se dedicam a atender as necessidades de grupos que os procuram, às vezes, minorias pouco conhecidas.

A semana é justamente um alerta para o tema. É fazer com que as pessoas discutam e repensem suas ações, além de envolver entidades e até mesmo o poder público. Não há problema que mais de um assunto seja abordado na mesma semana, pois são projetos distintos – ressalta.

Nomes e temas são semelhantes

Das seis dezenas de semanas algumas têm nomes parecidos ou abordam o mesmo tema. Um exemplo são a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla e a Semana Municipal da Criança Excepcional, ambas instituídas em 2013. Outra coincidência é a Semana da Água, de 1999, e a Semana de Incentivo ao Uso Sustentável de Água, de 2015.

Continua depois da publicidade

O vereador Jens Mantau, autor da Semana Municipal da Criança Excepcional, explica que, às vezes, são as próprias entidades que solicitam a semana especial ao Legislativo.

– Apesar de abordarem tema semelhante, cada entidade fica responsável por ações distintas. Não vejo problema em haver semanas que abordam os mesmos assuntos ou ter mais de um tema na mesma semana. Todos os grupos podem ser atendidos – argumenta.

> Confira todas as semanas temáticas (clique aqui para ver em PDF)