O advogado do Avaí e da Associação de Clubes Profissionais de Santa Catarina, Sandro Barreto, será um dos responsáveis por encaminhar, junto à Justiça, a busca por uma liminar diante da resolução que a Federação Catarinense de Futebol (FCF) irá publicar em acato ao pedido do Ministério Público. A liminar, se obtida pelos clubes, deve garantir a presença de torcedores nos estádio desde a primeira rodada do Campeonato Catarinense.

Continua depois da publicidade

– Uma vez obtida essa liminar, está garantida a presença de torcida nos estádio. A FCF não deve recorrer dessa decisão.

Na quinta-feira à noite, a Federação Catarinense de Futebol acatou a decisão do Ministério Público que impediu a presença da torcida nos estádios catarinenses nas duas primeiras rodadas. A decisão foi tomada porque os clubes entregaram os quatro laudos necessários (de segurança, de vistoria de engenharia, de prevenção e combate contra incêndios e de condições sanitárias e higiene) fora dos prazos determinados em acordo entre MP e FCF, atendendo às normas do Estatuto do Torcedor. Segundo Barreto, a decisão foi uma atitude precipitada.

– Entendemos que não há necessidade de fechar os portões dos estádios porque os clubes têm os laudos. Não é possível cumprir os prazos, uma vez que os clubes passam por reformas ao longo dos meses de dezembro e janeiro e somente depois das obras concluídas é que as vistorias são feitas.

Continua depois da publicidade

O vice-presidente da Associação de Clubes, José Henrique Coppi, afirmou que a decisão foi recebida com certa surpresa pelos clubes, uma vez que os laudos foram entregues, apesar do atraso. Segundo Coppi, uma decisão contra a presença de torcedores prejudica muito os clubes, que trabalham para receber o público e desenvolvem campanhas de sócios.

– Imagina, por exemplo, os clubes grandes, que podem ter 14 mil pessoas no estádio. Essa decisão da FCF gera problemas de receita e com os sócios que pagam em dia suas mensalidades para poder ir aos estádios – avalia o vice-presidente.

Os próximos passos da Associação de Clubes na busca da liminar serão dados somente após a publicação da resolução da FCF, que deve ocorrer às 13h. Barreto garante que há tempo hábil para garantir a definição dessa situação nesta sexta-feira, porém decisão se estarão todos os estádios aptos a receber torcedores depende da avaliação do juiz que definirá liminar.

Continua depois da publicidade

– Já temos em mãos a procuração de todos os clubes. Precisamos aguardar até a publicação para encaminharmos nosso pedido.