Subversão da inércia do passado
A artista visual alemã Pauline Zenk percorreu mercados de pulgas, escolas, arquivos e bibliotecas do Brasil para redescobrir o país. Com fotos antigas de família e jornais do final do século 20 até os anos 1960, a seu modo recriou a memória visual coletiva brasileira na exposição Memória Lúcida, que abre hoje às 19h, no Museu Histórico de SC, em Florianópolis. A partir de fotos estáticas em preto e branco, ela reinterpreta a história com as cores e o movimento da técnica da aquarela, numa curiosa e contemporânea subversão da história e do tempo no Estado e no país.
Continua depois da publicidade
Leia também:
Roberto Alves conta como conheceu Cauby Peixoto e Angela Maria
Continua depois da publicidade
Fabiano Moraes: Gazu revela que não vai sair do grupo Dazaranha
Prêmio MIRÓ de Literatura
Se a literatura catarinense chegou mais longe nos últimos anos muito se deve à Editora Insular, que completa 20 anos em novembro. Embora não seja focada em autores locais, como era o projeto inicial do livreiro Nelson Rolim, transformou-se numa importante instituição de difusão da cultura e dos autores de Santa Catarina. A editora celebra as duas décadas com o Prêmio MIRÓ de Literatura, uma iniciativa louvável e fruto da parceria com a MIRÓ Propaganda. A primeira edição é para a categoria contos e vale para autores de todo o Brasil.
Noite de poesia
A Nave Editora / Nauemblu Ciência e Arte vem fazendo um trabalho notável com autores contemporâneos e belas edições. Depois do recente lançamento de Cabeça de José, de Patrícia Galelli, traz agora Depois da Água, livro de poemas de Telma Sherer. A obra tem a chancela do Prêmio Elisaberte Anderle, edição de Dennis Radünz, design gráfico de Ayrton Cruz e um caderno de fotos feitas pela autora no ano passado. O lançamento é hoje, no Museu da Imagem e do Som (MIS), em Florianópolis.
Imperdível
O Trio Corrente esteve em Florianópolis em abril no festival Jurerê Jazz e agora volta com a lenda viva do jazz cubano Paquito D’Rivera para apresentação única no dia 15 de outubro. Eles trazem show do disco Song for Maura, vencedor do Grammy deste ano como Melhor Álbum de Jazz Latino.
Continua depois da publicidade
Foto: Betina Humeres / Agência RBS
