Por Aqui é uma coluna semanal sobre a produção artística da Grande Florianópolis. Microjornalismo para difundir, refletir e debater temas em pauta na área cultural.
Continua depois da publicidade
Shakespiradas
As leituras dramáticas de Shakespeare realizadas ao longo do ano no Círculo Artístico Teodora viraram espetáculo. Shakespiradas tem dramaturgia de Rogério Christofoletti e direção do querido e competente José Faleiro, trazendo no elenco a veterana Margarida Baird junto com Juliana Riechel, Claudia Venturi, Brígida Miranda e Paulo Henrique Wolf. Neste fim de semana será feita a leitura dramática e quem quiser assistir e opinar será bem-vindo. O Círculo Teodora é uma charmosa casa de artistas que acolhe e compartilha arte no Campeche, Sul da Ilha. O ingresso custa R$ 15 e dá direito a uma taça de vinho.
Continua depois da publicidade
Deep Purple faz show em Florianópolis
Confira agenda cultural da Grande Florianópolis no Guia + DC
Consciência negra
São José merece aplauso por promover durante todo o mês atividades ligadas ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. A programação cultural é atraente e em alguns casos itinerante, como a exposição Orixás, em cartaz no Museu Histórico de São José e no hall da Prefeitura Municipal. Até o dia 30 ocorrem mostras, shows, saraus e debates.
Domingão instrumental
Gênio da música instrumental brasileira, Arismar do Espírito Santo (foto) participa de encontro inédito com Rogério Caetano (violão 7 cordas), Arthur Bonilla (violão 7 cordas), Nailor Proveta (sax e clarinete) e Geraldo Vargas (bandolim) no último dia do Floripa Instrumental, dia 23. Juntam-se aos músicos ainda os chorões da Ilha Marcos Portella, Fabrício, Rafael Gaucer e Bernardo Senz. Encerramento apoteótico para um festival tão importante para a cidade.
Gestão cultural
Parece que os gestores públicos de Santa Catarina não estão interessados nem em conhecer mais sobre políticas públicas para a cultura. Responsável pela criação da Secretaria de Economia Criativa do Ministério da Cultura (MinC), Cláudia Leitão esteve em Florianópolis na semana passada para lançar o livro Cultura em Movimento: Memórias e Reflexões sobre Políticas Públicas e Práticas de Gestão e apenas a presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Maria Teresinha Debatin, esteve presente juntamente com alguns servidores da casa e a gerente de cultura da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), Suzana Bianchini. O secretário da SOL, Filipe Mello, e o secretário de Cultura de Florianópolis, Luiz Moukarzel, não compareceram.
Continua depois da publicidade
Fios e Formas
Lembram do espaço Fios & Formas? O lugar sediou grandes shows e as primeiras edições do projeto Clube da Luta, bem na cabeceira da ponte Hercílio Luz. Está em ruínas, restam apenas alguns grafites e poemas urbanos.
Colunas anteriores
Fundação Hassis inaugura nova sala com exposição no dia 18
Dois palhaços de SC em campos de refugiados palestinos e sírios