Por Aqui é uma coluna semanal sobre a produção artística da Grande Florianópolis. Microjornalismo para difundir, refletir e debater temas em pauta na área cultural.

Continua depois da publicidade

Hassis e a ditadura

Um conjunto de telas pintadas por Hassis durante a ditadura militar e mostrado apenas uma vez nos anos 80 inaugura o novo e especial espaço expositivo da Fundação Hassis, no bairro Itaguaçu. O sobrado em que viveu o artista foi ampliado e ganhou uma sala envidraçada de 50m² no gramado frontal. A mostra Paralelas de Hassis traz obras desconhecidas do público por mais de 30 anos e abre no dia 18.

LEIA TAMBÉM

Continua depois da publicidade

Confira agenda cultural da Grande Florianópolis no Guia + DC

Como os livros de autores de SC são vendidos nas livrarias do Estado

Um salve para a cultura popular

Vem do interior da Ilha de SC a força da cultura popular e da tradição. O 7 Criativo é um projeto louvável que vem atuando em sete frentes culturais: capoeira angola, dança africana, boi de mamão, escola livre de cinema, cineclubismo, tecelagem manual e renda de bilro. O programa promove atividades pelo Sul e Leste da cidade. Para saber os horários das aulas, é só acessar o site 7criativo.org.

Somos todos hermanos

O teatro catarinense está apagando fronteiras e se espalhando pela América do Sul. Três companhias de Florianópolis participam de festivais no Uruguai, Colômbia e Bolívia entre novembro e dezembro. A Cia La Vaca abre os trabalhos com apresentações da peça UZ, hoje e amanhã, em Montevidéu. Ela merece aplausos pelo diálogo que vem fazendo com a dramaturgia sul-americana desde 2008, com Mi Muñequita – texto do uruguaio Gabriel Calderón que também assina UZ. O grupo tem ainda no currículo outras montagens com dramaturgia hermana, como Le Frigô, do argentino Copi, e Kassandra, do franco-uruguaio Sergio Franco.

No dia 23, a Traço Cia de Teatro estreia novo espetáculo em Bogotá. É o Quatro Palhaços à Procura de um Ritual, dirigido por Iván Prado. Já em 13 de dezembro, o Coletivo Baal apresenta em Cochabamba, na Bolívia, o aclamado BadenBaden. Intercâmbio cultural que reflete em frescor para a cena teatral de SC.

Continua depois da publicidade

Teatro na escola

As histórias de vida extraordinárias de artistas como Modogliani, Chiquinha Gonzaga, Rita Lee, Adoniran Barbosa e Salvador Dalí não intimidaram estudantes do ensino médio do Colégio Energia. Eles montaram espetáculos surpreendentemente complexos e bem amarrados na tradicional Noite de Aplausos, evento promovido desde 1996 em que os grupos finalistas se apresentam num teatro. A ação merece respeito por tratar a arte de forma interdisciplinar, resgatar os saudosos festivais escolares e ensinar que consumir cultura é um hábito que também se aprende fazendo.

Colunas anteriores

Palhaços de SC que atuaram em campos de refugiados

Bixiga 70 volta a apresentar seu som instrumental e vibrante na Ilha