Departamento Médico lotado, jogadores suspensos, artilheiro cedido à Seleção Brasileira Sub-22. A ausência de peças importantes sempre fez parte do discurso do treinador Argel Fucks ao final de cada partida do Figueirense, seja para valorizar uma vitória suada ou justificar uma derrota sofrida. Mas isso está para mudar. Já a partir deste domingo, o treinador terá pelo menos três reforços para montar o meio de campo e o ataque, setores que estão devendo ao torcedor alvinegro.
Continua depois da publicidade
STJD aumenta a punição do volante França, do Figueirense
Confira a tabela da Série A do Brasileirão
Leia mais notícias sobre o Figueirense
Continua depois da publicidade
Nos últimos quatro jogos pelo Brasileirão, nenhum gol foi marcado. Com apenas um ponto somado em 12 disputados, o Figueirense foi parar na 16ª colocação, a apenas três pontos da zona de rebaixamento.
A principal esperança para terminar com a má fase responde pelo nome de Clayton. Foi justamente a partir do momento que o atacante deixou o time para jogar o Pan de Toronto, após a vitória sobre o Goiás pela 10ª rodada, que teve início a queda de rendimento do Furacão. Agora ele está de volta e com muita moral.
Mas variedade mesmo o treinador tem no meio de campo. Paulo Roberto, Fabinho, Rafael Bastos, João Vitor e Ricardinho, que vinham se revezando por cartões amarelos e lesões, estão todos à disposição do treinador. Apenas o jovem Yago, que normalmente começa na reserva, terá de cumprir suspensão contra a Ponte Preta.
Continua depois da publicidade
Além deles, Argel terá dois retornos muito aguardados. Carlos Alberto, afastado há 10 rodadas, e Juninho, que fraturou a fíbula ainda na pré-temporada e não chegou a estrear pelo Figueirense em partidas oficiais. Mais duas opções devem surgir para as próximas semanas. Os recém-anunciados Celsinho, meia, e Alemão, atacante, que ainda não tiveram seus nomes regularizados.
Clayton
O Figueirense não queria liberar o jovem atacante de 19 anos para jogar o Pan de Toronto, e ele realmente fez falta nas cinco partidas de ausência no Brasileirão. Porém, retorna ao time com ainda mais moral após uma elogiada atuação pela Seleção Brasileira Sub-22, tendo ganhado a medalha de bronze e marcado quatro gols com a camisa verde e amarela. Ele já está à disposição para atuar na próxima partida, contra a Ponte Preta, neste domingo.
Carlos Alberto
O experiente meia, de 32 anos, que já teve passagens por Vasco, Grêmio e Botafogo, chegou ao Orlando Scarpelli em maio com o status de maior contratação da temporada, apesar do histórico complicado fora de campo. Logo na estreia, contra o Cruzeiro, marcou o gol da vitória alvinegra. Depois disso, chegou a atuar em mais duas partidas, mas teve que ficar a cargo do departamento médico a partir da sexta rodada, quando foram constatadas lesões na coxa e na panturrilha esquerda, já curadas.
Continua depois da publicidade
Juninho
A ideia é que o meia fosse peça principal na criação do Figueirense em busca do título do Catarinense 2015. Porém, ainda na pré-temporada, o jogador foi atingido por um carrinho em uma partida amistosa e fraturou a fíbula. A previsão era de seis meses para que ele pudesse voltar a atuar, e se concretizou. Depois de muita fisioterapia e um longo período de transição, Juninho foi relacionado pela primeira vez no último fim de semana, e deve voltar a aparecer no banco de reservas contra a Ponte.
Celsinho
Mais uma opção a Argel Fucks no meio de campo. Celsinho, que no início da carreira, na Portuguesa, foi comparado a Ronaldinho Gaúcho, espera fazer sua estreia na Série A após uma sequência de altos e baixos nos últimos anos, quando passou por times da Rússia, Portugal e Romênia. Hoje aos 26 anos, ele havia sido dispensado pelo Londrina, que mudou de ideia e renovou seu contrato para emprestá-lo ao Figueirense. Espera seu nome ser regularizado no Figueirense.
Alemão
Para reforçar o ataque, o mais recente reforço anunciado pelo clube é Alemão. Conhecido em Santa Catarina pela passagem na Chapecoense, onde foi bem no início do ano passado, mas caiu de produção e acabou deixando o clube. Depois do Verdão do Oeste, atuou na Portuguesa e no Cruz Azul do México. Ele ainda não foi apresentado oficialmente pelo Figueira nem teve seu nome publicado no Boletim Informativo Diário da CBF, então não tem previsão de estreia.
Continua depois da publicidade