Foi aprovado na noite desta quarta-feira na Câmara de Vereadores de Joinville, o projeto de lei que vai ajudar no combate ao mosquito Aedes Aegypti.
Continua depois da publicidade
A proposta 17/2013, de autoria do vereador Rodrigo Fachini (PMDB), dará mais segurança jurídica para agentes de saúde fiscalizarem locais suspeitos de proliferação do mosquito e ainda prevê multa para quem desrespeitar o texto.
Leia as últimas notícias sobre Joinville e região no AN.com.br
Para virar lei, o prefeito Udo Döhler precisa assinar o texto. Os agentes fiscalizadores terão permissão para entrar em imóveis abandonados ou naqueles em que os proprietários não deixam as vistorias serem feitas.
O texto aprovado recebeu a colaboração de uma Comissão Municipal de Combate à Dengue.
Continua depois da publicidade
– Nosso projeto está nesta casa desde o início do mandato, em 2013. Há muito tempo falamos de nossa preocupação com a dengue. E agora ficamos felizes com o avanço, que dará melhores condições de trabalho aos nossos agentes fiscalizadores. Além disso, sabemos dos perigos do mosquito, que hoje já provoca também outras doenças, como a febre chikungunya e o zika vírus – avaliou Fachini.
Joinville ainda não atingiu o nível de surto ou epidemia de dengue, mas a preocupação na cidade é real. Já são mais de 200 focos do mosquito, a maioria na zona Sul da cidade. São mais de 40 casos da doença já confirmados, dos quais 11 foram contaminados dentro do próprio município.