A partir das 14h desta segunda-feira, a Câmara dos Vereadores decide se aprova ou não a redação final do Plano Diretor de Florianópolis. Essa é a última etapa antes de o texto ser encaminhado ao prefeito Cesar Souza Junior para sanção ou veto do projeto, o que de acordo com a assessoria da Câmara de Vereadores não deve acontecer, pois as emendas já foram aprovadas com o aval do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf).

Continua depois da publicidade

Como as 305 emendas avaliadas no dia 30 de dezembro já foram incorporadas, só será possível aos vereadores solicitarem a alteração de aspectos relacionados ao texto do documento, como correção de vírgulas e de palavras repetidas. O parecer será apresentado e se algum vereador tiver observações relacionadas à redação, essa será apreciada pelos demais para que seja feita a alteração.

O prefeito terá um prazo de 15 dias úteis para dar o seu parecer. Sancionado o projeto, o Plano Diretor entra em vigor após publicação em Diário Oficial, com prazos para se ajustar. Caso ele decida vetar alguma das emendas, cada veto será submetido à nova votação da Câmara, que decidirá se derruba a decisão.

O presidente da Câmara de Vereadores, César Luiz Belloni Faria, acredita que a sessão irá transcorrer de maneira tranquila e deve durar em torno de duas horas.

Continua depois da publicidade

– Acredito que a Câmara está cumprindo o seu papel e fazendo o que a população esperava há muito tempo.

Nesta segunda também será votado o orçamento municipal, e depois disso a Câmara poderá entrar em recesso.

Durante a aprovação, está previsto um protesto organizado por moradores de Florianópolis que não concordam com o texto do projeto. A manifestação estava com mais de mil participantes confirmados em evento no Facebook até o início desta manhã.

Continua depois da publicidade