A aprovação da MP dos Portos na Câmara, após uma longa madrugada de impasse, discursos inflamados e espera de quórum para a votação do projeto, encerra uma longa queda de braço entre governo e parlamentares iniciada às 11h de terça-feira.

Continua depois da publicidade

Saiba mais:

> No Senado, base aliada e oposição travam luta contra o tempo

> As principais frases da sessão que aprovou o projeto na Câmara

> Câmara aprova MP dos Portos após longa madrugada de impasse

Continua depois da publicidade

Veja como foi a romaria pela aprovação do projeto, das negociações prévias às mais de 40 horas de sessão em dois dias:

> Tensão na definição do texto final: Desde a primeira semana de maio, o governo sofreu forte pressão da oposição e de deputados da base aliada para alterar pontos do texto.

> Terça-feira, 11h: O projeto, enfim, começa a ser votado na Câmara.

> Terça-feira, 20h45min: Deputados aprovam o texto-base, mas sem apreciar os destaques do projeto. Sessão prossegue.

> Quarta-feira, 4h55min: Sessão é interrompida sem a votação do projeto.

> Quarta-feira, 11h30min: Nova sessão é iniciada para tentar votar a MP. Governo fecha acordo com o PMDB para alterar o texto.

Continua depois da publicidade

> “Arquibancada” cheia no cafezinho: Enquanto a sessão transcorria no plenário, alguns deputados assistiram, pela TV da área de cafezinho, à eliminação do Corinthians da Copa Libertadores.

FOTO: Dida Sampaio, Estadão Conteúdo

> Quinta-feira, 1h40min: Votação dos destaques é concluída. Alguns parlamentares se retiram, antes da apreciação da redação final do projeto, esvaziando o quórum. Deputados começam a se mobilizar para buscar, em casa, colegas ausentes a fim de obter novamente o número mínimo de presentes.

> Galinhada concorrida: Por iniciativa do parlamentar Fábio Ramalho (PV-MG), uma cozinheira serviu a deputados pratos de arroz com galinha no cafezinho. Na véspera, o mesmo parlamentar tinha oferecido carreteiro aos colegas.

FOTO: Dida Sampaio, Estadão Conteúdo

> Quinta-feira, 2h20min: Sessão é reaberta à espera de quórum. Deputados da base aliada e da oposição se alternam em discursos.

Continua depois da publicidade

> A vitória do sono: Ao longo da madrugada e do início da manhã, parlamentares exaustos após dois dias de deliberação eram vistos cochilando no plenário e nas áreas de descanso da Câmara.

FOTO: Dida Sampaio, Estadão Conteúdo

> Quinta-feira, por volta das 8h: Quórum finalmente é atingido. Um requerimento do PSDB tenta retirar a MP da pauta, mas o pedido é derrubado em votação.

> Quinta-feira, 9h43min: Texto final da MP dos Portos é aprovado pelos deputados. Matéria segue para o Senado e precisa ser votada até as 23h59min para não caducar.

Veja mais imagens das sessões de votação da MP dos Portos na Câmara: