Depois de informar que estava em fase de testes, o Departamento de Trânsito em Santa Catarina (Detran-SC) afirmou nesta terça-feira que o aplicativo do Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) já está disponível para ser baixado. O app do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) dá descontos de até 40% nas multas de trânsito – desde que não o condutor entre com recurso. Porém está válido apenas para motoristas de outros Estados que cometam penalidades em Santa Catarina, afirma a a gerente de penalidades do Detran-SC, Graziela Maria Casas Blanco.

Continua depois da publicidade

— O Detran-SC segue as orientações do Denatran e não podemos responder por eles. Não sabemos quando estará disponível para os condutores registrados em Santa Catarina — afirma Graziela.

A reportagem do Diário Catarinense entrou em contato com a assessoria do Denatran, que enviou uma nota sobre o assunto, porém não se pronunciou sobre este tema.

O sistema já está disponível para Android e exige um cadastro do usuário para fazer o login (com dados pessoais, de CNH e do veículo). Para iOS estará na disponível na próxima segunda-feira. No dia 15 de novembro o sistema poderá ser acessado em computadores pessoais. Empresas especializadas em grandes frotas podem aderir ao sistema no dia 22 deste mês, informa o Denatran.

Continua depois da publicidade

Além de trazer mais comodidade e interatividade na gestão do pagamento de multas, o sistema permite traçar um perfil dos condutores, como explica o coordenador Geral de Educação no Transito do Denatran, Francisco Garonce:

— Com o novo sistema vamos traçar o perfil dos condutores que frequentemente cometem infrações e, ao serem informados, terão a chance de corrigir o curso de suas ações. Por exemplo, aqueles flagrados ao manipular um celular, vão receber diversas informações sobre acidentes e demais consequências do ato por meio de campanhas educativas, para que haja uma mudança de comportamento. Já os condutores exemplares terão o comportamento valorizado.

Outra vantagem do SNE é a promessa de reduzir custos com impressão de papel, já que não haverá necessidade por meio dos órgãos autuadores do envio das notificações para as residências.

Continua depois da publicidade

Estão aptos a aderir ao sistema mais de 1,6 mil órgãos autuadores em todo o Brasil, todos integrados ao Registro Nacional de Infrações de Transito (Renainf): Os 27 Detrans Estaduais e Distrito Federal, órgãos municipais, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Vale ressaltar que, para esses órgãos enviarem as notificações de multa via aplicativo, eles precisam solicitar a adesão ao SERPRO. Estes órgãos geram um montante de 16 milhões de multas por ano.

Leia também:

Ainda em fase de testes, app do Denatran pode render desconto de até 40% no pagamento de multas

Multas de trânsito ficarão mais caras a partir de 1º de novembro