O técnico Guto Ferreira não quis dar a dica para o próximo adversário do Figueirense, mas deu a entender que o time que entrará em campo para enfrentar o Palmeiras na quinta-feira, às 19h30min, terá a mesma formação daquele que venceu o Corinthians no último domingo.
Continua depois da publicidade
.:Confira as campanhas dos grandes de SC no Campeonato Brasileiro
Continua depois da publicidade
– Não vou afirmar nada, vou deixar vocês trabalharem, fazerem seus comentários. Mas quem acompanha meu trabalho sabe quem estará em campo – falou o treinador em tom de brincadeira durante entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira no CFT Cambirela.
Pouco antes, Guto havia comandado um treino recreativo, já que o time está com uma sequência apertada de jogos. Além de atuar quinta-feira contra o Palmeiras em Araraquara, no interior de São Paulo, o Alvinegro vai a campo no domingo contra o Goiás no Orlando Scarpelli, depois volta para São Paulo para enfrentar o Flamengo no Morumbi, partida que foi adiantada para a próxima quarta-feira.
– Perdemos um dia de recuperação. Vamos fazer três jogos com intervalo de 72h ou menos e isso para o processo de recuperação é muito preocupante. Não existe a recuperação total do jogador. Então está sendo uma semana mais leve, tanto no aspecto psicológico, por causa da vitória, como no físico. Não dá para pisar fundo naqueles que estão jogando, ontem três jogadores foram poupados devido ao desgaste na partida, mas já está tudo bem e deverão estar no jogo de amanhã.
Continua depois da publicidade
O técnico destacou alguns pontos principais de evolução do grupo desde a sua chegada, mas deixou claro que, até mesmo por uma questão de tempo, ainda há muito a ser trabalhado.
– No último jogo, melhoramos o posicionamento, tivemos uma estrutura tática melhor, os setores do campo agiram de forma intensa na marcação, fechando espaços, fomos mais agressivos, conseguimos jogar dentro do campo do adversário. O nível de concentração também melhorou, houve raros momentos de brancos na partida. Não tenho nem um mês de trabalho. É muito pouco, então é claro que ainda não está do jeito que eu quero. O que a gente tem que valorizar são as coisas positivas e os avanços. E isso nos dá uma expectativa de que o trabalho está começando a se direcionar para o caminho certo.
Se Guto não entregou a escalação, ao menos a postura dos jogadores ele espera que se repita na partida de amanhã:
Continua depois da publicidade
– A ideia é manter postura agressiva na parte defensiva e continuar melhorando o meio campo. Não importa o sistema do adversário, não marcamos individual, marcamos por setor. Não vamos ficar mudando o sistema. Dos dois que usamos, esse sistema (4-4-2) foi o que deu mais equilíbrio, então a tendência é de manutenção, mas não por causa do adversário.
Sem poder contar com o volante Nem, ainda lesionado, a expectativa é que o Figueirense encare o Palmeiras com o seguinte time: Tiago Volpi; Leandro Silva, Marquinhos, Thiago Heleno e Guilherme Lazaroni; Paulo Roberto, Luan, Rivaldo e Giovanni Augusto; Éverton Santos e Ricardo Bueno.