O trabalho nesta segunda-feira em Brusque, no Vale do Itajaí, é de limpeza de ruas e casas e levantamento dos prejuízos causados pela chuva registrada domingo à tarde. Em apenas trinta minutos choveu 70 milímetros no município, o que causou o alagamento de 100 ruas de nove bairros.
Continua depois da publicidade
::: Chuva provoca estragos e uma morte em Santa Catarina
As regiões mais atingidas pelo temporal foram Nova Brasília, 1º de Maio, Limeira, Ponta Aguda e Poço Fundo. A Defesa Civil local também registrou 12 ocorrências de deslizamentos, alguns em vias públicas, além de quedas de muros e árvores. No entanto, não há desabrigados na cidade e não foi preciso abrir nenhum abrigo municipal.
De acordo com a diretora da Defesa Civil de Brusque, Renate Klein, a tubulação da cidade não suportou o grande volume de água em tão pouco tempo, o que intensificou os alagamentos:
– Foi semelhante a uma tromba d’água. Menos de meia hora de chuva torrencial. Ficou muito difícil de uma tubulação suportar isso.
Continua depois da publicidade
É preciso ficar atento
As equipes da Defesa Civil ainda estão na rua, isolando e interditando acessos que possam causar riscos à população. Segundo Renate, há alerta para deslizamentos emitido pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad). Por isso, as pessoas devem ficar atentas, principalmente quem mora em encostas e próximo a áreas de risco. No caso de dúvidas, é importante solicitar uma vistoria da Defesa Civil pelo fone 199.
– É importante verificar trincas nos morros, árvores inclinadas e rachaduras nos muros – alerta.
Botuverá, Imbuia e Vidal Ramos, todas no Vale do Itajaí,também sofreram com as chuvas no fim de semana. Em Imbuia _ onde choveu 80 mm no sábado _ quatro pontes precisarão ser substiuídas. Em Vidal Ramos seis pontes destruídas.
Risco de temporal nos próximos dias
Entre esta segunda e sexta-feira as pancadas de chuva associadas ao calor da tarde – típicas de verão – serão frequentes em Santa Catarina, de acordo com o alerta da Epagri/Ciram. A chuva com volume diário entre 10 milímetros e 30 milímetros será acompanhada de descargas elétricas (raios).
Continua depois da publicidade
No dia 31 de dezembro uma frente fria traz risco de temporais isolados, com rajadas de vento forte e chance de queda de granizo principalmente do Meio Oeste ao Litoral do Estado.