Após o recuo de 2,4% registrado em julho e a variação nula de agosto, a produção industrial voltou a subir no país em setembro. Segundo divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira, dia 1º, a atividade cresceu 0,7% no mês ante agosto, na série com ajuste sazonal. Em relação a setembro de 2012, a produção subiu 2%. No acumulado do ano, a produção da indústria brasileira acumula aumento de 1,6% e em 12 meses o avanço é de 1,1%.
Continua depois da publicidade
A expansão no ritmo da atividade entre agosto e setembro foi registrada em 13 dos 27 ramos pesquisados pelo IBGE. Entre os setores, a principal influência positiva foi a dos veículos automotores (6,2%). Outros equipamentos de transporte (8,6%), outros produtos químicos (2,7%), perfumaria, sabões, detergentes e produtos de limpeza (8,4%), farmacêutica (2,5%), produtos de metal (1,4%) e indústrias extrativas (0,8%) também contribuíram para o índice. Entre as atividades que reduziram a produção, os destaques negativos foram verificados em edição, impressão e reprodução de gravações (-12,2%) e refino de petróleo e produção de álcool (-4,5%).
No acumulado do ano, os destaques positivos foram os setores de veículos automotores (alta de 11,2%), refino de petróleo e produção de álcool (7,7%), de máquinas e equipamentos (6,6%), de outros equipamentos de transporte (7,2%), de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (5,9%) e de borracha e plástico (3,4%). Edição, impressão e reprodução de gravações (-11,2%), indústria farmacêutica (-7,6%), indústrias extrativas (-4,6%) e metalurgia básica (-2,7%) tiveram as principais quedas.