A Defesa Civil de Blumenau contabiliza até a tarde deste domingo 26 ocorrências relativas às fortes chuvas de sábado. Ainda há duas equipes nas ruas contabilizando os estragos e visitando residências. A ocorrência de maior destaque foi na Rua Áustria, na Velha Central: a queda de barreira atingiu uma residência, que teve parte da estrutura danificada. Não há registros de feridos.
Continua depois da publicidade
::: Chuva causa alagamentos neste sábado em Blumenau
::: Equipes da prefeitura limpam ruas e desobstruem bueiros em Camboriú
De acordo com o diretor da Defesa Civil, Adriano da Cunha, as equipes voltaram a alguns lugares para fazer a avaliação durante o dia e também visitam locais que foram informados pelos moradores apenas neste domingo.
No sábado, um carro foi levado pela correnteza e atingiu a parede da Associação de Moradores do Loteamento Primavera, no bairro Passo Manso. O imóvel ficou totalmente tomado pela lama. Os bairros mais atingidos pelo temporal foram Velha e Itoupavazinha, além de localidades próximas à BR-470. Durante o temporal choveu 96,2 milímetros (mm) na Velha Central, 83,4 mm na Itoupavazinha e 83,2 mm na Itoupava Central.
Continua depois da publicidade
De acordo com a escala do Alertablu, a probabilidade de escorregamento na Fortaleza, Itoupavas, Badenfurt, Velha e Vila Nova é muito alta. No Garcia, a chance é alta.
Previsão do tempo
A instabilidade deve permanecer durante toda a semana em Blumenau. Na segunda-feira um sistema de baixa pressão mantém o tempo instável com condições para chuvas ocasionais entre madrugada e manhã. As temperaturas oscilam entre 22 °C e 30 °C.
Na terça-feira o sistema se desloca em direção ao Rio Grande do Sul, o que favorece a redução da nebulosidade, de acordo com o Alertablu. As temperaturas voltam a subir, o que leva a formação de áreas de instabilidade. Há a possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas entre fim da tarde e início da noite. O sol aparece entre nuvens na quarta e quinta-feira, mas continua o alerta para temporais.