O forte calor que persistiu durante todo o sábado terminou com chuva, alagamentos e estragos em Blumenau. Por volta das 18h um temporal atingiu a cidade e deixou várias ruas inundadas. Na parte mais baixa da Rua São Paulo, por exemplo, os veículos ficaram bloqueados pelas águas. Os mais corajosos atravessaram a área e quem estava a pé precisou encontrar um caminho alternativo.

Continua depois da publicidade

Perto dali, na Rua Antônio da Veiga, a situação foi a mesma: a região próxima ao Madrugadão Lanches ficou totalmente alagada. Já na Rua Almirante Barroso, que também sofreu enxurradas, muita gente procurou abrigo em postos de gasolina e debaixo de marquises. Os carros também passaram pelo meio das águas. Os raios e trovões deixaram os moradores assustados.

Segundo Adriano da Cunha, diretor da Defesa Civil de Blumenau, equipes estão nas ruas trabalhando para avaliar o tamanho dos estragos causados pela chuva. Até as 19h foram registradas pelo menos 10 ocorrências na cidade, como destelhamentos de casas, quedas de muro e deslizamentos de terra. Ele afirma que os bairros mais atingidos pelo temporal foram Velha e Itoupavazinha, além do entorno da BR-470:

– Nossa orientação é para que caso haja algum problema as pessoas acionem a Defesa Civil para que possamos ir até o local e fazer essa avaliação. Que saiam de casa se houver deslizamento, procurem um lugar seguro e fiquem lá. Também é importante não ter contato com a água da chuva. O melhor é esperar a água baixar – recomenda.

Em caso de emergência, A Defesa Civil segue em plantão pelo telefone 199.

Continua depois da publicidade