Aos poucos, o ciclone que influenciou o tempo no feriado da Sexta-feira Santa começa a se afastar de Santa Catarina, fazendo com que as nuvens associadas a chuva mais intensa também se afaste do Estado. Entre quinta e sexta-feira, algumas cidades registraram no acumulado o volume de chuva esperado para todo o mês de março: entre 140mm e 180mm.

Continua depois da publicidade

Leia mais da previsão do tempo no blog do Puchalski

O início deste sábado é nublado e ainda com chuva em alguns pontos do Estado, principalmente nas áreas próximas a morros, mas no geral é um chuva mais fraca, conforme previsão da Central RBS de Meteorologia.

Chuva isola comunidades em Timbé do Sul e alaga áreas no Litoral Norte

Continua depois da publicidade

Ao longo do sábado as nuvens vão diminuindo e permitem aberturas de sol, sobretudo nas cidades entre a Grande Florianópolis e o Norte do estado, e as temperaturas chegam aos 28°C. Já nas áreas mais próximas ao Rio Grande do Sul o tempo ainda continua encoberto e as temperaturas não sobem muito, ficam entre 20 e 22°C.

O ciclone, sistema de baixão pressão, que tem impactado Santa Catarina teve origem entre o Paraguai e a Argentina e aos poucos foi se deslocando pelo Sul do Brasil. A maior influência desse fenômeno são os altos volumes de chuva num curto espaço de tempo, por vezes causando estragos, como alagamentos e deslizamentos de massa.

Pelo menos 13 cidades registraram mais de 100mm de chuva nos dois últimos dias:

Itapema – 192mm

Rio do Campo – 168mm

Bombinhas – 164mm

Antônio Carlos – 158mm

Caibi – 151mm

Tijucas – 151mm

Mondai – 143mm

Balneário Piçarras – 140mm

Barra Velha – 130mm

Balneário Barra do Sul – 125mm

Mirim Doce – 121mm

Camboriú – 107mm

Florianópolis – 103mm

São João Batista – 100mm

Tubarão – 98mm

Dados:Ciram/Cemaden