As fortes chuvas que atingem Santa Catarina nesta sexta-feira deixaram pelo menos duas comunidades isoladas no interior do município de Timbé do Sul, no Sul de Santa Catarina. De acordo com a Defesa Civil estadual, uma ponte foi levada pela água e outra está submersa na região. Já em Florianópolis, houve um pequeno deslizamento de terra no bairro Sambaqui, sem registro de feridos.

Continua depois da publicidade

Também houve alagamentos ao longo do dia em cidades do Litoral Norte. Em Barra Velha, chegou a chover 133 milímetros no intervalo de apenas 24 horas. O bairro Itajuba alagou devido à combinação de chuva com maré alta, deixando pelo menos uma família desabrigada e outra dez desalojadas. O rio que leva o nome do bairro saiu da calha e inundou pelo menos dez ruas.

De acordo com o coordenador regional da Defesa Civil, Edival Pereira, o nível da água ficou em torno de 40 centímetros de altura. O helicóptero da Polícia Militar chegou a ser acionado para fazer um sobrevoo e verificar a extensão da área atingida (veja vídeo abaixo).



A situação também ficou crítica em Porto Belo e Bombinhas, onde choveu, respectivamente, 151 e 159 milímetros. No Bairro Araçá, em Porto Belo, os bombeiros e a Defesa Civil registraram um pequeno deslizamento. No Bairro Vila Nova, uma família de turistas de São José precisou ser resgatada pelos bombeiros, depois de ter ficado ilhada dentro de um carr

Continua depois da publicidade

Várias das principais ruas de Porto Belo ficaram cheias de água, mas não houve registro de desabrigados. Em Bombinhas, o bairro mais atingido foi o José Amândio, onde várias ruas ficaram alagadas(foto).

Bombinhas também registrou alagamentos. Foto: Associação Comercial de Bombinhas  – Divulgação


Em Itapema, também houve registro várias ruas cobertas pela água no Bairro Morretes. Já em Balneário Camboriú, que está repleta de turistas, ruas do Centro alagaram durante a tarde, inclusive a movimentada Avenida Brasil. 

Serra do Rio do Rastro interditada

A chuva também provocou estrago na rodovia SC-190, no trecho que corta a Serra do Rio do Rastro. Um deslizamento de terra interrompe o trânsito desde o meio da tarde nos dois sentidos, perto de Bom Jardim da Serra. De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, o trabalho de limpeza da pista será realizado a partir deste sábado, se o tempo permitir, sob o comando do Deinfra. É a segunda vez que a estrada fica bloqueada neste ano. Em janeiro, outra queda de barreira interditou a estrada por nove dias. 

Queda de barreira interrompe o trânsito na Serra do Rio do Rastro /

Continua depois da publicidade

Alerta nas bacias

Ainda de acordo com a Defesa Civil estadual, a bacia do Rio Tubarão, no Sul do Estado, encontra-se em situação de emergência quanto à possibilidade de enchentes. O nível do rio subia rapidamente durante a noite desta sexta-feira. O alerta mais sério fica para as cidades de Orleans e Ermo. Na região, também está em alertas a bacia do Rio Araranguá.

Previsão do tempo

A previsão do tempo indica uma diminuição da instabilidade no Estado já a partir desde sábado. Segundo a meteorologista Gilsânia Cruz, da Epagri/Ciram, o ciclone extratropical que atua sobre o Sul do Brasil começa a perder força já a partir da madrugada. Para o domingo, há possibilidade de aberturas de sol mais prolongadas.