A Agência Nacional de Vigilância Santitária (Anvisa) suspendeu a fabricação, distribuição, comercialização e consumo dos lotes de sucos feitos com soja da marca Ades produzidos na cidade de Pouso Alegre, em Minas Gerais. Conforme a Unilever, empresa responsável pelo produto, “uma falha no processo de higienização resultou no envase de embalagens com solução de limpeza.”

Continua depois da publicidade

A ingestão das bebidas contaminadas pode causar queimaduras, conforme a companhia. De acordo com a resolução publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, a Anvisa explica a determinação “por suspeita de não atender às exigências legais e regulamentares”.

Na quinta-feira, a Unilever já havia anunciado o recall de 96 unidades do suco de maçã que teriam sido distribuídas aos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.

A Unilever afirmou que a falha identificada já foi solucionada e que os produtos existentes na empresa foram retidos. A empresa orienta os consumidores que compraram o produto a entrarem em contato pelo telefone 0800 707 0044 ou pelo e-mail sac@ades.com.br.

Continua depois da publicidade

Semelhança com outro caso

Em outubro de 2011, após dezenas de notificações de pessoas que relataram problemas como irritações e lesões da mucosa da boca depois de ingestão de Toddynho no Rio Grande do Sul, a Pepsico, fabricante do produto, admitiu que houve falha no envasamento de 80 unidades do achocolatado, produzido na unidade de Guarulhos, na Grande São Paulo.

Um laudo do Laboratório Central do Rio Grande do Sul (Lacen) divulgado à época mostrou que em um dos lotes o pH do produto era de 13,3, alcalino, equivalente ao de produtos de limpeza como soda cáustica e água sanitária, e considerado muito alto para alimentos, que tem valores próximos a 7.