A vida de Filipe Colombo, 30 anos, se confunde com a história da Anjo Tintas. Em 1986, o parto do catarinense coincidiu com uma jogada empreendedora do pai dele, Beto Colombo, que anunciava para a família a aquisição de uma empresa de massa plástica.

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— No dia que nasci, em Criciúma, surgiu a Anjo Tintas — diz Filipe.

No início, a empresa funcionava em um pequeno galpão alugado e produzia duas toneladas de massa plástica por mês. Em 1987, já com a marca Anjo, o volume alcançou 20 toneladas mensais. A empresa então passou a funcionar nos fundos da casa da família Colombo, em um galpão de 144 metros quadrados.

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Aos poucos, a empresa foi evoluindo até que, em 1993, a Anjo se tornou líder no mercado brasileiro em massa plástica e também iniciou a produção de complementos automotivos. Com o desenvolvimento da indústria, Filipe ia definindo seu futuro na corporação.

— Quando eu tinha 18 anos, comecei a trabalhar oficialmente na Anjo. Atuei em todos os departamentos da empresa durante seis anos. Começando na produção, expedição, estoque, recursos humanos, custos, marketing, suprimentos, finanças e vendas. No comercial, assumi pela primeira vez um cargo de liderança, como supervisor administrativo de vendas e revenda – conta.

Com base no método da Filosofia Clínica, criado pelo filósofo Lúcio Packter, a empresa fez um diagnóstico para definir um mapa de valores e personalidade, que também auxiliou no processo de sucessão. Filipe diz que essa análise o ajudou a identificar pontos para desenvolvimento. Entre eles, a timidez:

— Comecei a trabalhar na escola minha habilidade de falar em público. Depois do ensino médio, tive uma experiência fora do Brasil para aprender inglês e também outras culturas – lembra.

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Em 2013, Beto, fundador da Anjo e pai de Filipe, passou o cargo executivo para o filho. Para o sucessor, o planejamento foi fundamental para uma transição sem sobressaltos:

— O Beto Colombo sempre programou a saída da Anjo aos 50 anos. No dia do aniversário dele, ele saiu da operação e iniciou a jornada como presidente do conselho.

Hoje, Filipe é o diretor presidente da companhia. De acordo com ele, o desafio de gestão tem sido grande, já que a Anjo atua em um mercado dominado por multinacionais. Ainda assim, este ano a empresa já avançou mais de 23% no faturamento em comparação com o ano passado e prepara lançamento de novos produtos.