A Páscoa chegou mais cedo ao Zoo Pomerode este ano. Desde a última semana uma ação desenvolvida pelo setor de medicina veterinária do local presenteia mais de 10 espécies de animais com ovos especiais. Os presentes foram recheados com feno, uva-passa, ameixa seca, tenébrios (espécie de larva), milho, pedaços de carnes, sardinhas e até, em alguns casos, essências, como canela, orégano, açafrão, alecrim e cravo-da-índia.

Continua depois da publicidade

Assim com os sabores, as embalagens também foram elaboradas de acordo com o hábito alimentar de cada espécie. Fabricadas com sacos de juta, papéis atóxicos e cola caseira (farinha de trigo, água e vinagre) os pacotes não prejudicam a saúde dos animais. Até o momento, leão, tigre, urso, lobo-guará, chimpanzé, mandril, tucano-toco, tamanduá-mirim, onças-pintadas, graxaim e babuíno foram os beneficiados.

Segundo o veterinário Rafael Pagani, a entrega dos presentes deve ser intensificada no fim de semana da Páscoa:

– Atividades deste tipo tornam o ambiente mais interativo, estimulando os animais de forma física e psicológica. Para os visitantes também é um momento de interação e maior aprendizado sobre as espécies.

Continua depois da publicidade

Essa prática foi adotada pelo zoo há três anos. A última ação ocorreu no fim de janeiro quando banhos na lagoa e sorvete de carne foram oferecidos para os felinos. Na época, os pinguins da Patagônia, acostumados a viver em ambientes com temperatura média de 15 °C, tiveram aparelhos de ar-condicionado instalados nos viveiros.

>> Veja mais fotos da ação

(Fotos: Zoo Pomerode/ Oficina das Palavras)

Serviço

O zoológico fica aberto para visitas diariamente das 8h às 18h. No verão o local fica aberto até as 19h. Mais informações podem ser acessadas no site zoopomerode.com.br. Ao todo, cerca de 300 espécies, que totalizam 1.440 animais, vivem nos 45 mil metros quadrados de espaço.