A conta de luz ficará mais cara a partir da próxima semana para moradores de pelo menos 11 municípios de Santa Catarina. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou nesta terça-feira o reajuste das tarifas de 11 cooperativas de eletrificação que prestam o serviço no Estado. O efeito médio sentido pelos clientes será de 12,6% e atingirá 115,2 mil unidades consumidoras.
Continua depois da publicidade
Foram autorizadas a reajustar suas tarifas as cooperativas que operam nas cidades de Anitápolis, Biguaçu, Braço do Norte, Forquilhinha, Grão-Pará, Gravatal, Paulo Lopes, Praia Grande, Saudades, Treze de Maio e Tubarão.
Leia também:
Tarifas podem ficar 28% mais caras em 2015, segundo consultoria
Continua depois da publicidade
Limite no fornecimento de gás natural dificulta crescimento da indústria
Celesc diz que aumento na tarifa será de 23,16%
A concessionária que terá o maior número de clientes atingidos é a Cooperativa Pioneira de Eletrificação de Forquilhinha (Coopera), com 21 mil unidades consumidoras. Por outro lado, a Cooperativa de Distribuição de Energia Elétrica de Anitápolis (Ceral) é a que tem o menor número de clientes, com 2,9 mil unidades consumidoras.
Com relação às tarifas, o menor reajuste será para os clientes de alta tensão (indústrias) da Coopera, com 3,27% de aumento; e o maior índice será para os clientes também de alta tensão da Cooperativa de Eletricidade de Paulo Lopes (Cerpalo), com 17,45%.
A Aneel não informou à reportagem qual o percentual que as 115,2 mil unidades consumidoras atingidas pelo aumento representam no Estado, mas o índice é relativamente baixo considerando que a Celesc atende a 2,6 milhões de unidades consumidoras em 257 dos 295 municípios catarinenses, equivalente a 87% do total.
Continua depois da publicidade
Os reajustes das 11 cooperativas entram em vigor na próxima segunda-feira. A Celesc, que aumentou suas tarifas em agosto para um efeito médio de 22,62%, não está na lista. A Aneel garante que não haverá novos aumentos para nenhum consumidor catarinense neste ano.