Cerca de 40 alunos do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), no bairro Costa e Silva, zona Norte de Joinville, transformaram o aprendizado de literatura em produções autorais de vídeo. Nada mais #VidaReal do que aprender fazendo.
Continua depois da publicidade
A atividade dos alunos faz parte do projeto #VidaReal lançado nesta sexta-feira por “A Notícia”. Continua depois da publicidade |
Em vez de uma ou duas leituras mais atentas dos contos dos autores, os estudantes surpreendem ao assumir os papeis de personagens, narradores, diretores, produtores, técnicos de som e luz e levar as histórias para o vídeo.
O realismo de Machado de Assis e o naturalismo de Aluísio de Azevedo ganharam interpretações em curtas bem-humorados e cheios de elementos que complementam a aula e o aprendizado literatura portuguesa, objetivo maior de todo o processo.
A apresentação dos seis vídeos ocorreu na manhã desta sexta-feira. O professor Samuel Kuhn, que lidera as turmas e faz as leituras dos textos em sala de aula, dividiu os alunos em grupos e os incentivou a materializar as histórias. E cada grupo saiu com o que tinha em mãos: celulares, câmeras digitais, microfones, gravadores portáteis e, claro, o conteúdo de cada conto a ser encenado.
Leia também:
Dupla joinvilense que é maluca por caminhões e faz sucesso na internet
As produções ficam ainda mais interessantes se quem as assiste levar em conta que não são alunos de artes cênicas ou de cinema. São estudantes de um curso técnico de mecânica. Vale assistir a cada um dos vídeos que serão disponibilizados no AN.com.br
Continua depois da publicidade
Confira “A cartomante”, de Machado de Assis, interpretada pelos estudantes Lucas Mazzocatto, Nathan Mamedes, Thais Marcilio, Pedro Armando, Vinicios Brunelli Vieira e Fabricio Mello.