Dois joinvilenses, cada um com sua câmera fotográfica e uma paixão quase doentia por caminhões. Assim nasceu o Conexão Joinville, um canal no site YouTube que já tem mais de 2,6 mil vídeos, 1,5 milhão de visualizações e 5,1 mil inscrições, ou seja, milhares de pessoas que desejam receber informações sobre cada nova atualização do canal, sobre cada novo vídeo.
Continua depois da publicidade
Mauro Alexandre Kühl é o Mauro da Hornet. O primo dele, Daniel José Michalski, é o Milico. Os dois passam horas ao lado da BR-101, caçando as melhores imagens de caminhões. |
Continua depois da publicidade
Leia as últimas notícias sobre Joinville e região
Os dois cresceram ouvindo seus pais e tios falando sobre caminhão, carroceria, carga, estrada, e, aos poucos, acabaram entrando num mundo que consideram apaixonante.
O primeiro passo foi de Milico, que montou um flog, uma página pessoal na internet em que postava suas fotos e fazia comentários sobre os detalhes dos caminhões. O primo Mauro o acompanhava meio de longe. Até que em outubro de 2012 os dois começaram a fazer pequenos vídeos com o telefone celular.
Os garotos até imaginavam que podiam fazer sucesso entre outros meninos que também gostam e conhecem caminhões, mas foram os caminhoneiros que os surpreenderam. Os garotos conquistaram a simpatia e o carinho dos motoristas.
– É uma dedicação e tanto ficar filmando e mostrando os detalhes dos caminhões. Hoje em dia quase ninguém dá importância para os caminhoneiros e esses meninos fazem tudo com muita vontade. É até bonito de ver – diz Antônio Ozias Freitas do Rosário, caminhoneiro há 22 anos e que sempre lembra dos dois quando passa pela BR-101 entre Joinville e Barra Velha.
Continua depois da publicidade
Como os dois moram na zona Sul de Joinville, um dos pontos mais usados para as filmagens é uma curva perto do quilômetro 47 da rodovia. Os caminhões aparecem no alto do morro e já começam a buzinar e dar sinal para os rapazes.
– Aos poucos, o Conexãojlle foi ficando conhecido pelo Brasil inteiro. Fizemos até umas camisetas – diz Mauro.
Eles receberam até pedidos do Japão, mas não tiveram como bancar o envio das peças. Mas, pensando bem, qual a importância de fazer um canal no Youtube, enchê-lo de vídeos sobre caminhões, manobras, motores… e se popularizar com isso?
– A gente faz isso porque gosta muito de caminhão. Não fizemos por dinheiro – ressalta Mauro.
Continua depois da publicidade
Os meninos ganham cerca de R$ 50 por mês só com o que publicam. Não é muito, mas para quem queria só se divertir, o sucesso na internet e os primeiros rendimentos representam um bom começo.
Uma das imagens mais procuradas pelos seguidores do canal é uma manobra conhecida como “quebra-asas”, quando o caminhoneiro muda de direção bruscamente, fazendo um zig-zag com a parte dianteira do caminhão e provocando o arrasto da traseira, de um lado para o outro.
Em algumas dessas manobras, os caminhões andam de lado no asfalto. É algo totalmente irregular, um crime de trânsito que pode dar multa e apreensão do veículo para o motorista que for flagrado. Mas os garotos se dizem totalmente contrários às manobras.
– Fizemos até uma campanha contra isso. A gente gosta de caminhão, não de manobras fora da lei – diz Mauro.
Continua depois da publicidade
Confira vídeo feito pela dupla: