A terceira missão do game Logus – A Saga do Conhecimento, realizada neste sábado em Florianópolis, premiou a Escola de Educação Básica Presidente Prudente de Moraes, de Pomerode, pelo melhor projeto de aplicativo para resolver problemas do ambiente educacional. Sai vencedora de uma maratona tecnológica que envolveu 40 alunos e professores de escolas públicas de Santa Catarina. ao longo de toda a manhã, tarde e início de noite do dia.

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Conheça o desafio Logus – A Saga do Conhecimento

Os estudantes da escola que ganharam desenvolveram um jogo para estimular sensações e emoções entre os colegas para suprir um problema que identificaram como “falta de valores” entre os alunos do colégio.

A ideia é criar, com o game de artes e cultura, uma espécie de gincana que teria como metas, por exemplo, visitar uma escola da APAE ou ler um livro para algum idoso em um asilo. A equipe receberá agora R$ 1 mil para colocar em prática a solução proposta.

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– Para desenvolver, nossa ideia é buscar o apoio do Sebrae e ver se encontramos alguma empresa interessada em patrocinar o aplicativo – disse a estudante Natália Basilio, que fez a apresentação do projeto.

E esta foi apenas uma das boas ideias que surgiram durante a hackathon, mistura de maratora e desenvolvimento hacker de aplicativos. Foi proposto, por exemplo, um site que seria uma plataforma de oportunidades de emprego para criar uma ponte entre escola e trabalho, ajudando o estudante a escolhe se opta por um curso técnico ou uma universidade.

Outro projeto queria desenvolver um game que, se os alunos respondessem certo as questões das classes – de história, matemática, etc – seriam recompensados com acesso ao WiFi para navegar nos sites que quisessem.

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A principal proposta da maratona era encontrar soluções para tornar a escola um ambiente melhor. A iniciativa da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e do Grupo RBS, busca estimular a formação dos jovens e valorizar o ambiente escolar.

Participaram do game alunos entre 11 e 16 anos que, de maneira inovadora e colaborativa, apresentaram sugestões para resolver problemas práticos da escola.

Ao total mais de 140 escolas públicas participam de maratonas tecnológicas em Porto Alegre, Florianópolis e online. O projeto conta com cinco missões. A quarta etapa começará no dia 5 de outubro.

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Foto: Charles Guerra / Agência RBS

Os hackathons

Os desafios propostos nos hackathons são resultado de um trabalho colaborativo realizado durante a Missão 2 de Logus que ocorreu em agosto. Durante as oficinas, foram debatidos dez problemas enfrentados por estudantes, professores e educadores que serviram como base para as equipes apresentarem soluções pensadas a partir de ferramentas digitais.

Logus – A Saga do Conhecimento é um projeto que tem como objetivo estimular a formação dos jovens e valorizar o ambiente escolar, por meio de uma linguagem atraente para os estudantes.

O especialista em gamificação e mediador da missão neste sábado, Carlos Idiart, explica que nas etapas anteriores alunos discutiram as ideias apresentadas e no sábado dedicaram todo o dia para colocar em prática a solução escolhida pela equipe. Ao todo, foram oito soluções apresentadas e cada uma teve três minutos para defender seu projeto.

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– É um desafio de ideias em soluções digitais, como se fosse em um mundo real -exemplifica Idiart.

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