O ano letivo iniciou em fevereiro, mas os cerca de 1000 alunos da Escola Estadual Dom Jaime Câmara, no Ribeirão da Ilha, ainda não puderam ter aulas de educação-física no ginásio da escola, que está desativado por uma invasão de pombos, além de infiltrações, goteiras e buracos nas paredes. Na última semana a reportagem da Hora esteve no local, porém a direção não autorizou a entrada no ginásio para fotografar.
Continua depois da publicidade
::: Leia todas as notícias da Grande Florianópolis
::: Criança é picada por cobra em escola no Ribeirão da Ilha, em Florianópolis
Um professor, que preferiu não ser identificado, relata que os pombos defecam por todos os lados do ginásio, as paredes estão caindo e as grades de proteção soltas. Enquanto isso os alunos estão fazendo educação-física no pátio improvisado, além de atividades em sala de aula. Pelo lado de fora é possível ver que a construção apresenta alguns buracos nas paredes.
Continua depois da publicidade
Há cerca de um ano, a escola enfrentou problemas após um aluno de oito anos ser picado por uma cobra na vegetação ao lado do ginásio. Na época, o pai da criança denunciou que o mato era alto e faltava manutenção em todo o terreno.
Gerência de Educação afirma que reparos já estão sendo feitos
De acordo com a Gerente Regional de Educação da Grande Florianópolis, Dagmar Faver, os reparos necessários para que o ginásio possa ser utilizado começaram nesta semana, e até a próxima terça-feira tudo deve ser concluído, possibilitando que os alunos utilizem o espaço novamente:
– Estamos fazendo os reparos emergenciais, trocando as lâmpadas, arrumando as telhas e os buracos – disse.
Continua depois da publicidade
Segundo o Secretário de Desenvolvimento da Grande Florianópolis, Gilson Botelho, existe um cronograma de obras para ginásios e quadras esportivas nas escolas na região, e a estrutura da Dom Jaime de Barros deve entrar na programação para uma reforma maior em 60 dias.