Na edição deste ano, que ocorre de 7 a 25 deste mês, mudanças prometem consolidar a originalidade da Oktoberfest. Para o secretário de Turismo e presidente do Parque Vila Germânica, Ricardo Stodieck, alguns fatores, como uma marca blumenauense ter assumido a distribuição oficial de chope, a remodelação do cardápio, o novo espaço Eisenbahn Biergarten e o funcionamento dos restaurantes para almoço aos fins de semana atestam a nova proposta:
Continua depois da publicidade
– Até 2012 tínhamos licitação de ponto de pastel. Agora licitamos gastronomia baseada na cultura germânica.
Para que a festa cultive a imagem pretendida, outros pontos também precisam ser levados em consideração, como a utilização de bebida sem álcool para o Concurso Nacional de Tomadores de Chope em Metro.
Continua depois da publicidade
– Primamos pela qualidade e conforto. Isso tem fortalecido a festa e a aproximado do blumenauense – completa a diretora de Eventos e Operações da Vila Germânica, Ivone Lemke.
Moradores precisam se identificar
A professora dos cursos de Comunicação da Furb e Turismo da Univali, Fabrícia Duriex Zucco, afirma que o principal desafio dos organizadores é fazer com que os moradores de Blumenau consigam participar dos desfiles tradicionais realizados na Rua XV de Novembro. Para ela, essa interação faz parte da construção do sentimento de pertencimento.
– Não adianta querer fazer uma festa se o residente não se reconhece nela. Na Oktoberfest, estou me propondo a mostrar como é a cultura de uma localidade. Se o residente não se enxerga nela, a festa não vai acontecer – avalia.
Continua depois da publicidade
Leia mais
:: Brinde virtual na Vila Germânica marca integração com a Alemanha
A organização do evento este ano irá promover nas duas terças-feiras da festa um concurso no Setor 2 que escolherá os dois casais com os trajes mais bonitos. As duplas participarão de um desfile na Rua XV de Novembro.
Um novo desafio pela frente
Novidade desta edição, o Oktobertur promete oferecer uma experiência diferenciada ao turista. Os passeios levarão os visitantes para Pomerode, Balneário Camboriú, Nova Trento e Beto Carrero World, em Penha. O desafio, conforme a especialista em Turismo Fabrícia Duriex Zucco, é destacar a atração em meio às diversas informações recebidas pelas pessoas durante a festa.
Continua depois da publicidade
– Os hotéis são uma base de divulgação, mas uma pequena porcentagem do turista hospeda-se em hotéis. Para o Oktobertur se consolidar, precisa estar alinhado com o morador. Quanto mais pessoas conhecerem o serviço, melhor – sugere.
Como estratégia de divulgação, cartazes já foram disponibilizados nos hotéis. Duas agências estão habilitadas para vender o serviço no Centro e vendedores externos estarão pela Rua XV de Novembro, Vila Germânica e na Executivo Transportes.