O ministro alemão das Relações Exteriores, Guido Westervelle, afirmou nesta sexta-feira, em Vilna, Lituânia, o desejo de que a ONU acelere a publicação do relatório dos especialistas que investigaram a Síria sobre a utilização de armas químicas em 21 de agosto.
Continua depois da publicidade
– Meu pedido é que possamos obter tão logo seja possível os resultados das equipes de inspetores – declarou Westervelle, enfatizando a necessidade de basear-se “em um relatório independente” no debate sobre uma resposta que a comunidade internacional deve dar ao caso.
>>> Obama e Putin não conseguem entrar em acordo sobre a Síria
O ministro alemão, que estava na cúpula do G-20, em São Petesburgo, deu esta declaração ao chegar em Vilna para o encontro com seus colegas da União Europeia reunidos para discutir a questão das armas químcas supostamente usadas pela Síria.
Continua depois da publicidade
– Necessitamos coordenar mais nossa postura – declarou o ministro lituano, Linas Linkevicius, cujo país preside a UE até o final do ano.
A chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, realizará uma declaração no sábado, depois da reunião para a qual está convidado o secretário de Estado americano John Kerry.