A vida de Alberto Uda poderia facilmente ser uma das letras do grupo de rap Facção Central, de São Paulo, trilha sonora do blumenauense desde a adolescência. As rimas que falam sobre vida dura, escolhas difíceis e superação acompanham a ida do lutador de MMA ao octógono e irão marcar a estreia de Uda no Ultimate Fighting Championship (UFC), em Las Vegas.

Continua depois da publicidade

O atleta tricampeão mundial de jiu-jitsu e atual campeão mundial de muay thai (na categoria até 91kg), título conquistado há duas semanas na Tailândia, assinou o contrato internacional na Páscoa e soube na quarta-feira que irá encarar o americano Jake Collier no dia 29 de maio, durante o UFC Fight Night 88. Será a primeira de quatro lutas na franquia, a maior de lutas marciais mistas do mundo.

Everton Siemann: Lutador blumenauense assina contrato com o UFC

Ainda emocionado com a conquista, que o deixa o atleta de 1,92m com os olhos marejados e a voz embargada, Uda sempre se dedicou às lutas. No Centro de Treinamento Marcos Cunha, local onde passa a maior parte do dia desde os 19 anos, disse que o esporte entrou na vida dele após quebrar uma das pernas em um acidente de moto. Ficou quatro meses de molho, teve tempo para rever as prioridades e foi aí decidiu mergulhar no esporte, dos pés à cabeça.

Continua depois da publicidade

– Ele sempre foi envergonhado, muito tímido, mas muito focado, determinado. Ele é muito humilde e as coisas foram acontecendo na vida dele naturalmente. Nem ele acreditava nas coisas que ele conquistou, elas aconteceram no momento que tinham que acontecer. Ele é o maior exemplo para todo mundo – conta orgulhoso o treinador e amigo Marcos Cunha.

:: Leia mais notícias de esporte

Mas quem vê Uda ganhando destaque internacional não imagina tudo que o atleta passou para chegar até aqui. Ele já trabalhou em empresa de distribuição de bala, empresa têxtil e fez muito bico de segurança até conseguir viver do esporte. Até hoje treina em Gaspar e em Blumenau, dá aulas particulares, acorda cedo e dorme tarde para conseguir fazer tudo:

– Até hoje minha mãe pergunta se preciso de dinheiro, se está faltando alguma coisa. No início eles cobraram para eu ter um emprego, uma segurança mas sempre me apoiaram, eles acreditavam em mim. Pensei em parar duas vezes, mas minha mulher não deixou e nem o Marcos Cunha, eles sempre me incentivaram a continuar – relembra hoje, com 31 anos e ainda sonhando alto.

Continua depois da publicidade

Como é a vida de um lutador vegetariano

Uda se diferencia de muitos colegas de profissão pelas dietas. Vegetariano – em breve pretende cortar os derivados do leite e ovos também -, ele não tem dificuldades em perder peso para as competições. Com atuais 91 quilos ele precisa atingir 84 para lutar e diz que será tarefa fácil:

– Não tenho dificuldade para perder, mas para ganhar peso. Duas semanas antes da luta consigo atingir o peso tranquilamente, pois tenho ajuda com suplementação e orientação com nutricionista. Mas nunca precisei ir para a sauna (técnica comum entre lutadores), por exemplo – comenta.

Sobre o estilo de luta de Uda, o treinador Marcos Cunha comenta que o atleta luta da mesma maneira que age fora dos ringues e octógonos:

Continua depois da publicidade

– Sempre calmo e tranquilo. Quando você acha que ele vai perder, ele vê o adversário cansado e então começa a lutar com todo gás até derrotar o adversário – comenta ao lembrar que Uda tem nove lutas oficiais e nove vitórias em seis anos como atleta de MMA.

Quando perguntado sobre o que seria se não fosse um atleta, Uda é simples e direto:

– Acho que seria bandido. Aliás, eu era acusado de bandido antes. Mas talvez não me tornasse um porque sempre escutei muito rap e sabia o que era errado. Acho que seria uma pessoa depressiva, sem os treinos e sem a adrenalina das lutas. Ainda bem que Deus tem me guiado e quanto mais converso com Ele, mais coisas boas acontecem.

(Foto: Gilmar de Souza, Agência RBS)

Perfil

Nome: Alberto Emiliano Pereira

Apelido: Uda

Natural: Blumenau

Idade: 31 anos

Altura: 1,92m

Peso atual: 91kg

O Cartel

Como lutador de MMA: 9 lutas 9 vitórias

Títulos: Campeão do GP no Peso-Médio (até 84kg) do XFC

Dono do cinturão do Nitrix Champion Fight na categoria Meio-Pesado (até 93kg)