A prefeitura de Florianópolis mudou de planos com relação às obras no Mercado Público e decidiu fechar completamente a Ala Sul para a reforma. Todos os atuais comerciantes, inclusive das peixarias, serão notificados por meio de cartas nessa semana e deverão deixar o local até o dia 25 de abril. A decisão foi tomada devido à complexidade do serviço, que exige mudança de lajes e readequações em boxes.

Continua depois da publicidade

Inicialmente o cronograma previa que as obras fossem feitas por etapas, permitindo que as peixarias atuassem mais tempo no local. Devido à desocupação, a reforma, que começaria em fevereiro, iniciará apenas no final de abril. Há previsão de atraso na entrega da Ala. De acordo com o secretário municipal de Administração, Gustavo Miroski, os comerciantes da Ala Sul já foram comunicados. Em reunião, eles pediram que a desocupação ocorresse após a Semana Santa, em abril, por ser o período de maior venda de frutos do mar.

Miroski afirma que a prefeitura acertou a solicitação e, após a saída, as 12 peixarias funcionarão em uma estrutura fora do Mercado. O novo espaço está sendo organizado pelo Instituto de Geração de Oportunidade de Florianópolis (Igeof) e poderá ser montado no Largo da Alfândega.

– Sabemos que as famílias dependem da pesca e está vindo a safra da tainha. Assim como os comerciantes da Ala Norte, que saíram e puderam vender seus produtos, eles terão a mesma oportunidade – explica Miroski.

Continua depois da publicidade

A estrutura deve funcionar até a entrega da obra da Ala Sul, prevista para ser concluída no final do ano. Apenas duas peixarias não conseguiram vencer na licitação e terão que deixar definitivamente o Mercado. As outras retornarão ao espaço reformado. Até dezembro também deve ficar pronta a cobertura retrátil e transparente que ligará as duas alas.

Segundo Miroski, a empresa Aleph Zero, de Curitiba, vencedora do concurso para cobertura do Vão Central, assina até sexta-feira o contrato para elaboração do projeto executivo. Apesar do prazo de 120 dias, o secretário afirma que a empresa já disse que adiantará a entrega. Com o projeto em mãos, será aberto o processo licitatório para escolha da empresa responsável pela execução.

A ordem de serviço para as obras no Mercado Público foi assinada no dia 18 de novembro de 2013. No mesmo dia, venceu o prazo para que os comerciantes da Ala Norte desocupassem os boxes. A Ala foi interditada para início das obras, com prazo de entrega firmado para o dia 31 de março de 2014. Paralelamente, iniciariam as obras na Ala Sul.

Continua depois da publicidade