Suspensa desde sexta-feira, a greve dos agentes prisionais no Estado pode terminar definitivamente nesta segunda-feira. Às 10h, representantes da Secretaria de Justiça e Cidadania e de outras pastas do governo se reúnem com integrantes da categoria para discutir uma nova proposta. Pela primeira vez, o diretor do Departamento Estadual de Administração Prisional (Deap), Leandro Lima, deve estar presente na mesa de negociação.

Continua depois da publicidade

Depois da reunião com o governo, os agentes têm uma assembleia marcada para as 14h, na qual devem deliberar se voltam ou não em definitivo ao trabalho. Durante o fim de semana, segundo Lima, o clima dentro das unidades foi tranquilo. Houve apenas uma tentativa de fuga no Presídio de Araranguá, no Sul do Estado.

As visitas e o banho de sol ocorreram normalmente, segundo Mario Antonio da Silva, representante dos agentes prisionais. Em Florianópolis, o protesto de familiares de detentos em frente ao Complexo Penitenciário da Agronômica, em Florianópolis, permaneceu durante o fim de semana.

Desde quinta-feira, mulheres e crianças não arredaram pé da rua Delminda Silveira, fechada para o trânsito desde então. O grupo montou barracas no local e colocou barreiras na pista para evitar circulação de veículos. Sábado à noite, houve até um churrasco no local.

Continua depois da publicidade

Neste domingo, porém, eles fizeram um acordo com a Polícia Militar e decidiram ficar na calçada até a assembleia dos agentes prisionais, que ocorrerá na Complexo Penitenciário da Agronômica.