Os agentes penitenciários retornam ao trabalho neste sábado em Santa Catarina. A greve da categoria, que já durava três semanas, está suspensa temporariamente por 48h.

Continua depois da publicidade

Na segunda-feira, às 14h, uma assembleia entre os grevistas e o governo do Estado tentará negociar as reinvidicações e dar fim definitivo à paralisação. Até lá, porém, o trabalho dos agentes e o horário de visitas estará normalizado ao longo de todo o fim de semana e manhã de segunda.

A decisão foi tomada no início da noite desta sexta-feira, na sede da Secretaria de Justiça e Cidadania, no Centro de Florianópolis. Na ocasião, o secretário Sadi Beck Junior assinou um termo de compromisso com os grevistas garantindo a não- retaliação e a não-perseguição dos servidores que estiveram parados nos últimos dias. Satisfeitos, os agentes optaram por retornar ao trabalho.

– Paramos de forma temporária, mas não esquecemos das nossas exigências. Elas voltarão a ser discutidas na segunda e, se não forem cumpridas, voltaremos ao estado de greve – diz o secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Estadual de Santa Catarina (Sintespe), Mario da Silva.

Continua depois da publicidade

Os agentes reinvidicam o cumprimento da lei complementar de 2013, que instituiu o plano de carreira aos servidores do Estado, mas que, de acordo com o Sintespe, está sendo cumprido apenas parcialmente.