A diferença nos valores do combustível levanta dúvidas sobre o produto vendido em alguns postos de Blumenau, principalmente por causa da existência da gasolina “formulada”, que seria produzida em laboratórios e mais barata do que a produzida pelas refinarias – e também de qualidade inferior.
Continua depois da publicidade
:: Pelo menos dois fatores levaram à queda no preço da gasolina em Blumenau
:: Redução do valor do litro nos postos de Itajaí chega a R$ 0,20
A Agência Nacional do Petróleo (ANP) explica que a produção de gasolina, seja na refinaria ou não, se caracteriza pela mistura de frações de hidrocarbonetos (composto de carbono e hidrogênio) obtidos por diferentes processos do refino. Esta mistura pode ser feita pela própria refinaria ou por outro agente econômico autorizado que adquira as frações de uma refinaria.
Continua depois da publicidade
Esse processo de misturar as correntes de hidrocarbonetos com o objetivo de enquadrar a qualidade da gasolina nas atuais especificações da ANP se resume em “formular” o produto. Então, segundo a agência, sob esse ponto de vista não se pode falar em gasolina formulada ou comum, pois atualmente toda a gasolina produzida no Brasil e no mundo, destinada ao consumidor final, seria formulada.