Depois de quatro dias de vistoria no Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, os técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) não emitiram nenhuma notificação. Pelo contrário: o aeroporto recebeu elogios. Todas as áreas inspecionadas, como Manutenção aeroportuária, Operações aeroportuárias e SESCINC (Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndio em Aeródromos Civis), foram aprovadas.

Continua depois da publicidade

Primeiro voo comercial do Aeroporto de Jaguaruna acontece em meio a protestos

Técnicos da Anac vistoriam Aeroporto de Jaguaruna

– Nós da RDL passamos ilesos por esta inspeção, arrancando até elogios da Anac. Todas as áreas receberam elogios pesados. Também fomos aprovados na inspeção da transição do voo visual para o instrumento – disse o gerente de operações Fernando Castro.

Depois de toda a inspeção, os técnicos da Anac apontaram apenas duas instruções: roçar o interior das valas de drenagem e revitalizar a Center Line da pista de pouso. Situações previamente solicitadas, como o reforço de pintura de faixa na pista, fixação de tampas de caixas de luz do balizamento da pista e fixação de caixa coletora de informações para pilotos já foram solucionadas e serão comunicadas à Anac.

Continua depois da publicidade

– Creio que cumprimos nosso papel perante a sociedade Catarinense, não tomando nenhuma multa, ou auto de infração, ao contrário da maioria dos aeroportos brasileiros. Após quase 24 meses de trabalho árduo, nossa equipe técnica transformou o Aeródromo de Jaguaruna no aeroporto regional de referência para o resto do Brasil – completou o superintendente Walmir dos Santos da Silva Junior.

A liberação para a operação de aeronaves por instrumentos ( Instrument Flight Rules – IFR) deve acontecer após o seguimento do processo de homologação, na qual será emitido um parecer através de um relatório que apontará a aprovação por instrumentos.

O resultado final desta análise não tem prazo estipulado para ser publicado. Após a publicação, automaticamente o Instituto de Cartografia da Aeronáutica (ICA) acionará o Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), que perfomará um voo por instrumentos em Jaguaruna. Após este voo, o próprio ICA faz a publicação final das Cartas de Procedimentos por Instrumento, liberando, finalmente, o procedimento IFR para a comunidade aeronáutica.

A operação por instrumentos dá mais segurança aos voos, que passam a ter orientação por instrumentos de bordo e deixam de depender apenas da visibilidade exterior à aeronave. Além de driblar as condições climáticas, o procedimento dá mais segurança em voos noturnos.

Continua depois da publicidade

A vistoria estava prevista para antes da inauguração do empreendimento, que aconteceu em abril de 2014. Desde o início da operação comercial da TAM, em 27 de abril deste ano, o aeroporto ficou cinco dias sem pousos ou decolagens por falta de visibilidade devido ao mau tempo.